O candidato Josa da Padaria (PMDB) subiu 15 pontos percentuais na corrida pela Prefeitura de Guarabira. É o que mostra a segunda rodada da pesquisa Ipespe, realizada nos dias 16 e 17 de setembro. Ele aparece com 38% das intenções de voto contra 23% obtidos na pesquisa anterior.
Apesar do crescimento, o candidato Zenóbio Toscano (PSDB) se mantém na liderança, com 45%. Os números revelam que ele caiu dois pontos percentuais. Na primeira pesquisa, divulgada em julho, o tucano contava com 47%.
De acordo com o novo levantamento, os eleitores indecisos somam 11% e os votos brancos e nulos totalizam 6%. O Ipespe ouviu 500 eleitores da cidade de Guarabira. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o número 00073/2012. A margem de erro é 4,5 pontos, para mais ou para menos.
O eleitorado onde Zenóbio mais se destaca se situa entre as mulheres (47%), nos que têm 25 e 44 anos (54%), com o ensino médio (53%) e com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos (53%).
Josa, por sua vez, se destaca entre os homens (41%), entre os jovens (48%), os que têm da 5ª à 8ª série do ensino fundamental (46%) e com renda de até dois salários mínimos (43%).
O pleito na maior cidade do Brejo paraibano está sendo disputado pelos grupos Paulino e Toscano.
Zenóbio já foi prefeito de Guarabira, deputado estadual e agora tenta voltar ao comando da Prefeitura. Sua esposa, a deputada Lea Toscano (PSB), já governou o município. O seu adversário, Josa, tem o apoio da prefeita Fátima Paulino (PMDB), que está no seu segundo mandato.
Por Jean Ganso,com JP