ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O deputado Raniery Paulino (PMDB) participou esta semana da primeira da reunião bacada federal em Brasília. O parlamentar estadual pediu aos colegas apoio na sua luta pela inclusão da microrregião de Guarabira no semiárido do Nordeste brasileiro.

A microrregião de Guarabira está localiza na região do Agreste do Estado da Paraíba, composta pelos municípios de Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho. Para apresentação do pedido, o deputado Raniery Paulino justifica que os aspectos físicos são próprios do semiárido, com relevo predominantemente suave-ondulado, cortado por vales estreitos e com vertentes dissecadas.

Segundo o parlamentar, uma das características que deve ser levada em conta da região é a vegetação basicamente composta por caatinga hiperxerófila, com trechos de florestas caducifólia. O clima é tipo tropical semi-árido e a precipitação média anual é de 431,8mm.”Já conseguimos comprovar um dos fatores, mas ainda precisamos de um documento que comprove outras características. Com esta reunião, um grande passo foi dado para que Guarabira venha a se desenvolver mais rapidamente”, afirmou Paulino.

Caso a região seja classificada como semiárido, as cidades serão beneficiadas com uma série de políticas públicas que podem alavancar sua economia. Entre vários benefícios, existe o incentivo fiscal para indústrias se instalarem na região. Como a carga tributária é menor, fica mais fácil a instalação de empresas no local.

De acordo Raniery, essa é uma luta que começou desde seu primeiro mandato quando na companhia de vários prefeitos e lideranças políticas da região, participou de eventos sobre o assunto e reuniões nos ministérios em Brasília.

Raniery Paulino recebeu o convite do coordenador da bacada, deputado federal Wilson Filho (PTB), para participar da reunião. Raniery destacou a disposição do senador Raimundo Lira em acompanhar o pleito.

Assessoria
3
0 Comentários