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O Governo do Estado informou no final da tarde desta quarta-feira (25) o início das escavações da última alça da obra conhecida como Trevo de Mangabeira, investimento R$ 21,6 milhões  numa intervenção pretende melhorar  da mobilidade urbana de João Pessoa, reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas.

“O viaduto do trevo, que liga Bancários a Mangabeira, já está pronto. Ele não foi liberado ainda por uma questão operacional, referentes à construção das alças. Essas alças vão da parte superior do viaduto à parte inferior do túnel, equivalente a uma diferença de nível de 7 metros”, explicou o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba (DER-PB) e responsável pela fiscalização da obra, Armando Ataíde Ribeiro.

Ainda de acordo com o engenheiro fiscal, a construção das quatro alças está em andamento. Até agora, três já foram escavadas e esse serviço está sendo executado em uma. “Como as estacas de contenção das alças foram instaladas para a implantação do viaduto, isso possibilitou a escavação das mesmas. Acreditamos que dentro dos próximos três meses as alças estejam prontas”, previu Armando Ataíde.

Próximos passos – Depois da escavação da quarta e última alça, o próximo passo é terraplenagem e a colocação das três camadas de pavimentação das mesmas. “Essas camadas correspondem à sub-base, base e revestimento asfáltico. Só em seguida é que serão feitos os acabamentos da obra, a exemplo da sinalização, proteção, iluminação”, comentou o engenheiro.

Trevo de Mangabeira 10Quem visitar o canteiro de obras do trevo de Mangabeira verá que a avenida Hilton Souto Maior, que liga os bairros de José Américo a Penha, já foi rebaixada nas imediações do antigo girador de Mangabeira. Nesse trecho, a via passa por baixo do viaduto do trevo. Os trabalhos de drenagens da avenida também estão em fase de conclusão.

Intervenções preliminares – Para que a obra de construção do Trevo de Mangabeira fosse realizada, foram necessárias várias intervenções preliminares. O Governo do Estado precisou, por exemplo, fazer algumas desapropriações na área, para o escoamento de veículos.  Foram assim asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos, carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo de automóveis, que é intenso na região.

Na parte estrutural, um dos trabalhos preliminares foi a instalação de dezenas de vigas de concreto, fincadas no solo. Elas são necessárias para fazer a contenção das barreiras do viaduto, das alças e da Avenida Hilton Souto Maior. Só depois disso tudo é que o viaduto de concreto protendido foi construído, no trecho onde antes ficava o girador (ligando Bancários e Mangabeira). Em seguida, na parte inferior do mesmo, foi feita a escavação para o rebaixamento da avenida Hilton Souto Maior (ligando José Américo e Penha).

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