O Governo do Estado informou no final da tarde desta quarta-feira
(25) o início das escavações da última alça da obra conhecida como Trevo
de Mangabeira, investimento R$ 21,6 milhões numa intervenção pretende
melhorar da mobilidade urbana de João Pessoa, reduzir o tempo de
deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas.
“O viaduto do trevo, que liga Bancários a Mangabeira, já está pronto.
Ele não foi liberado ainda por uma questão operacional, referentes à
construção das alças. Essas alças vão da parte superior do viaduto à
parte inferior do túnel, equivalente a uma diferença de nível de 7
metros”, explicou o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens
do Estado da Paraíba (DER-PB) e responsável pela fiscalização da obra,
Armando Ataíde Ribeiro.
Ainda de acordo com o engenheiro fiscal, a construção das quatro
alças está em andamento. Até agora, três já foram escavadas e esse
serviço está sendo executado em uma. “Como as estacas de contenção das
alças foram instaladas para a implantação do viaduto, isso possibilitou a
escavação das mesmas. Acreditamos que dentro dos próximos três meses as
alças estejam prontas”, previu Armando Ataíde.
Próximos passos – Depois da escavação da quarta e
última alça, o próximo passo é terraplenagem e a colocação das três
camadas de pavimentação das mesmas. “Essas camadas correspondem à
sub-base, base e revestimento asfáltico. Só em seguida é que serão
feitos os acabamentos da obra, a exemplo da sinalização, proteção,
iluminação”, comentou o engenheiro.
Quem
visitar o canteiro de obras do trevo de Mangabeira verá que a avenida
Hilton Souto Maior, que liga os bairros de José Américo a Penha, já foi
rebaixada nas imediações do antigo girador de Mangabeira. Nesse trecho, a
via passa por baixo do viaduto do trevo. Os trabalhos de drenagens da
avenida também estão em fase de conclusão.
Intervenções preliminares – Para que a obra de
construção do Trevo de Mangabeira fosse realizada, foram necessárias
várias intervenções preliminares. O Governo do Estado precisou, por
exemplo, fazer algumas desapropriações na área, para o escoamento de
veículos. Foram assim asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de
via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos,
carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo
de automóveis, que é intenso na região.
Na parte estrutural, um dos trabalhos preliminares foi a instalação
de dezenas de vigas de concreto, fincadas no solo. Elas são necessárias
para fazer a contenção das barreiras do viaduto, das alças e da Avenida
Hilton Souto Maior. Só depois disso tudo é que o viaduto de concreto
protendido foi construído, no trecho onde antes ficava o girador
(ligando Bancários e Mangabeira). Em seguida, na parte inferior do
mesmo, foi feita a escavação para o rebaixamento da avenida Hilton Souto
Maior (ligando José Américo e Penha).
MaisPB