Dando sequência ao projeto de cobertura das Eleições 2012, a rádio Paraíba 101 FM montou estrutura em Guarabira nesta quarta-feira (15) para entrevistar os dois candidatos à prefeitura da cidade. Durante o programa Polêmica Paraíba , Josa da Padaria (PMDB) e Zenóbio Toscano (PSDB) tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. Cada um dos prefeitáveis foi sabatinado por cinquenta minutos, divididos em dois blocos.
Atual vice-prefeito de Guarabira e apoiado pela prefeita Fátima Paulino (PMDB), Josa da Padaria disse que se for eleito vai realizar ações que nunca foram feitas na cidade. Entre os projetos ele citou a implantação do orçamento participativo e a criação de subprefeituras. “Nós temos que dividir o poder com a população”, afirmou. O candidato disse também que pretende criar um conselho de gestão, para que moradores da cidade possam opinar sobre as ações da prefeitura.
O candidato também falou sobre projetos para educação. Entre eles citou a implantação do programa de educação em tempo integral na rede municipal e também a criação de um centro de qualificação para os professores. Garantiu que se for eleito vai haver eleições diretas nas escolas “para que não haja indicações de cunho político”.
Josa disse ainda que as ações empreendidas pela atual gestão lhe credenciam para ser prefeito e disse que a eleição não ganhará ares de plebiscito de avaliação à administração de Fátima Paulino. “Não vai haver um plebiscito com relação à administração e sim uma opção pela renovação”, disse se classificando como novidade.
O candidato Josa da Padaria também não poupou seu adversário de críticas. Segundo ele, Zenóbio Toscano já teve a oportunidade de governar a cidade e não fez muita coisa. “Ele não mora em Guarabira, reside na capital e só vem aqui no período de eleição”, disse alfinetando o tucano.
Já o candidato do PSDB, Zenóbio Toscano, começou sua participação dizendo ser muito amigo de seu concorrente, mas que jamais votaria nele para prefeito de Guarabira. O peessedebista disse ainda ser mais preparado do que Josa, que representa uma continuidade a atual administração, que segundo Zenóbio, desde seu início, não construiu nenhuma sala de aula, e que reduziu em 31% o número de alunos matriculados na rede pública.
Sobre as críticas feitas por Josa da Padaria, de que é ausente da cidade e que é morador de João Pessoa, Zenóbio rebateu afirmando que conhece Guarabira, "passo meu dia fazendo reuniões com moradores de toda cidade, caminho pelas ruas procurando saber dos problemas. Josa foi muito infeliz falando isso, é uma crítica muito fajuta. Já fui prefeito e fiz um belíssimo governo. E o povo lembra disso".
Zenóbio, que afirmou ser o candidato do Governo do Estado, colocou como suas principais metas no governo, o fim do lixão de Guarabira, a reforma e ampliação dos mercados públicos da cidade e uma atenção especial às dificuldades de trânsito que a cidade vem sofrendo.
"Farei reformas no Mercado Novo e no Mercado Velho, e vamos construir um shopping popular, para que os feirantes possam ser deslocados para lá. Vou me reunir com a categoria dos feirantes para firmar este compromisso", disse.
O candidato disse ainda que iria implantar a Zona Azul, "vou construir o contorno rodoviário de Guarabira, que já iniciamos o levantamento orçamentário. Vou construir o distrito mecânico do município, com lotes estruturados para todos os mecânicos que moram e trabalham aqui".
Uma das promessas para a área de lazer, foi a promessa da construção do Recanto do Poeta, uma homenagem ao ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que morreu este ano, e segundo Zenóbio, é o filho mais ilustre de Guarabira.
Da redação do Jornal da Paraíba