Parlamentar pede convocação do secretário de Segurança e do comandante geral da PM
Preocupado com os índices de violência divulgados no Estado, o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), apresentou no âmbito Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, um pedido para realização de Audiência Pública, para debater a situação de alta criminalidade na Paraíba.
Incorporado ao pedido de audiência, o deputado Raniery solicitou ainda, a convocação do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Coelho Lima e o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller de Assis Chaves. Para Raniery, ambos passar informações importantes e esclarecer a real situação.
Em recente entrevista, o comandante geral da Policia Militar disse que “a imprensa desvirtua os fatos, como se o próprio terror estivesse na Paraíba”. Já o deputado Raniery Paulino defende que “a mídia abre a janela para que sejamos a paisagem”, e afirmou que os órgãos de segurança não devem jamais sonegar informações quando o teor é vida das pessoas.
De acordo com a justificação do parlamentar, a Constituição Estadual disciplina que “A segurança pública e a defesa social constituem dever do Estado, ... por meio de um sistema organizacional submetido ao comando do Governo do Estado”. Para Raniery, é justamente esse comando do Estado do Estado que precisa ser debatido na ALPB.
O deputado ressaltou o “descumprimento da norma constitucional em face da ausência de políticas públicas efetivas que garantam o preceito disposto na Carta Magna paraibana”.
Diante da situação, o parlamentar disse que “se torna necessário que seja feito um balanço das ações, apresentando para que se tome conhecimento dos dados reais existentes”.
Por Jean Ganso,com Assessor Alex Figueiredo