ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Na próxima segunda-feira (15), o Hemocentro da Paraíba inicia a campanha junina, intitulada: “Mostre que nesse São João tem bom coração: Doe Sangue!”, que vai até o dia 30 deste mês. No período de 15 a 17 de junho, será promovido um reforço na campanha em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, que ocorre no próximo dia 14.

Durante os 15 dias da campanha junina, as doações serão feitas no Hemocentro da Capital e nos dias 15 e 17 as doações serão feitas, também, na unidade móvel, no Parque Solon de Lucena e no dia 16, no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

“Nossa finalidade com as duas ações paralelas é, mais uma vez, abastecer e aumentar o nosso estoque, já que em períodos festivos há uma queda de 20% no número de doadores de sangue”, disse a diretora do Hemocentro, Sandra Sobreira.

Neste ano, entre janeiro e maio, o Hemocentro registrou 24.065 candidatos à doação; já no ano passado, foram 50.827. Desde a inauguração, em fevereiro de 1991, o Hemocentro já teve mais de 300 mil candidatos à doação.

Condições para ser doador de sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, com intervalo de três horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Da Secom/PB /
3
0 Comentários