ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video



O Brasil acompanhou com muito orgulho os protestos que estão sendo realizados em diversas cidades do nosso país. Evidente que em nossa cidade não está sendo diferente, mais um assunto que toma conta em todos os recantos da cidade foi a entrevista do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, a rádio Guarabira FM. Um entrevista aguardada com muita tesão, pois seria a primeira desde a inauguração daquela emissora, a qual o prefeito reclamava que era a única da cidade que não tinha sido entrevistado, evidentemente, que todos sabem que durante todo esse tempo a rádio não comungava politicamente com ZT. Seria o seu desafeto, coisa que não ouvimos nos últimos dias, o que tem levado à emissora ter perdido uma boa parte de sua audiência.

Mais vamos ao que interessa. O prefeito como lhe é peculiar, tem o seu jeito e o seu modo de tomar suas atitudes, e não foi diferente, chegou logo dizendo pra que veio, com aquele velho costume de dizer e fazer o que quer, seja onde quer e onde esteja, afinal não é de se negar pra ninguém que a emissora tem demonstrado que já não o tem como o seu desafeto, sendo assim seria bem recebido, como foi, e daria o seu o show, falaria o que quisesse e o que viesse. Pois é! Encontrou mais uma vez pela frente, um calo de sangue daqueles bem grandes, o jornalista JEAN GANSO, e o  pior sem ter tomado o seu diasepan. Começou dai uma longa e vasta discussão.  Logo de chegada foi levando um “soco na cara” quando o GANSO afirmou em alta voz” O Senhor ainda não fez nada. O senhor ainda não disse para que veio” e começou a enumerar vários problemas que a  população pede soluções da administração. Pra que o GANSO disse isso! O homem se desiquilibrou-se totalmente, mesmo nocauteado, tentou replicar o jornalista, dizendo que ele (GANSO) estava ali para defender a administração passada, ou seja, a ex-prefeita Fátima. Não se ouvia e não se entendia mais nada, Um falava o outro replicava. O prefeito em vez de apresentar as soluções para os problemas, que são infinitos, a todo se desvirtuava do assunto, fazendo comparações e colocando culpa na sua antecessora. O que foi drástico. 


Quando somos acostumados a comandar tudo e todos, a se achar que estamos no topo, a ser bajulado, a ouvir sempre as coisas que queremos. Ser temido sempre. É como os súditos, amigos e bajuladores do prefeito o tratam, ai quando encontra um “desgraminha” doido como o GANSO pela frente perde o equilíbrio e passa a mostrar o que realmente tem dentro de si. 

Guarabirenses! É de se preocupar. O que se ouviu e o que se percebeu foi um ZT totalmente distorcido, diferente daquele que conhecemos, a sua voz já não é a mesma daquela de 30 anos atrás, tremulou por várias vezes, demonstrou insegurança, coisa que não é peculiar do prefeito. São nos pequenos gestos, que fica demonstrado as ações de um ser humano, e está mais do que evidente que ao assumir a prefeitura o gestor constatou que as coisas estavam totalmente diferentes da época em que foi prefeito. Tudo mudou. As coisas, as pessoas, as formas em que a administração é fiscalizada rigorosamente, tudo é transparente. Prometeu demais. Descobriu que não tem como cumprir as promessas durante a sua administração, tem que recorrer a projetos e posteriormente a aliados em Brasília para conseguir alguma coisa. “““ “Minha administração é organizada, tudo é através de projetos”, disse ele na sua entrevista. E qualquer leigo sabe, que tudo isso requer um tempo considerável para sua realização e ele próprio sabe que não vai dar para cumprir o que prometeu, e tem como exemplo o seu governador aliado Ricardo Coutinho que já fazem 3 anos de governo e até agora não emplacou, onde todas as obras estaduais inauguradas por RC foram projetos deixados pelos seus antecessores Cássio e Zé Maranhão.

É um inferno só! A administração que não consegue acelerar, a população cobra a todo instante por melhoras na saúde, educação e infra-estrutura. Os vereadores aliados que se desentendem. “E o GANSO replicava:” Olhe nos Postos de Saúde  falta médico, falta material de trabalho, falta remédio... E o prefeito interferiu: Eu quero ver na minha administração enterrar remédios..... E o ganso replicou novamente: “ Como é que vai enterrar se não tem remédios”...... Dei uma risada, acho que muitos ouvintes também acharam engraçado, menos quem estava acompanhando no estúdio, pois quem seria capaz de gargalhar na frente do todo poderoso. Seria o fim. Só DEUS na causa. E a discussão continua,  GANSO: Seus vereadores estão brigando a todo instante, viu. ELE: “Não tenho nada haver com isso não”. Dar para acreditar! uma rebelião (vereadores) dessas dentro da casa de ZT. O Rei Leão não tem mais forças, seu ungido não assombra mais, realmente está difícil.

Tudo continua e o prefeito em todo momento desvirtua o foco da entrevista tentando fazer comparações e denegrindo a administração dos Paulinos em Guarabira. Não se entendia, era uma obsessão, tudo era Paulino, Paulino, Paulino... E o ganso era o defensor deles, dizia. O radialista âncora do programa RAFAEL SAN, não suportou “Corta, corta, corta, Piti, o microfone dos dois”, Vamos ao bloco de comerciais. Ora! Querer menosprezar a administração dos Paulinos é como querer diminuir a administração de  Toscano (dele próprio) em Guarabira. Todos deram as suas contribuições, e todos tiveram as suas falhas. E já diz aquele velho ditado “UM SUJO FALANDO DO MAL LAVADO”.

Não se sabe o que aconteceu nos bastidores, na volta o GANSO estava enfurecido, deixou entender que alguém não estava gostando da sua maneira de atuar na entrevista, quem? Não sei. E dai então só o prefeito falava, e GANSO retrucou: “Se for para ouvir o ZT falar as coisas bonitas, e eu não falar o que o povo quer ouvir, é melhor ficar de fora, ou se não arrumar as malas e ir embora daqui”. Poucas vezes se viu alguém com tanto vigor e coragem, principalmente na presença de o todo temeroso ZT. O homem (Ganso) é doido mesmo. “Te liga doido!” 

Em certo momento, o prefeito começa a falar do São João em Guarabira, afirmando que não era realizado pela gestão passada. Veja bem, o quanto o gestor está fora de si. Enquanto que a população está gritando por socorro em busca de serviços básicos, principalmente na área de saúde, ele está preocupado em fazer uma festa que não traz nenhum lucro para a cidade, haja vista, que esta tradição já é comemorada em diversos municípios vizinhos ao nosso. Este dinheiro poderia ser usado para resolver alguns problemas que a cidade enfrenta, e ainda usaria a prerrogativa que não vinha sendo realizado por vários anos. É achar que o povo é bobo demais, já está mais que demonstrado que a população não aceita mais este tipo de enganação. E pra acabar de lascar, na primeira noite de festa atração principal não veio. O que houve? Até agora não se sabe. Seria Castigo? O Que se sabe que nada disso em nada vai diminuir as angústias da população.

É de se estarrecer. É de se encabular. No final da entrevista o prefeito começou a elencar nomes e em qual local teria comprado remédios. Pronto! Deu a gota serena. Todos a se perguntarem... Onde bexiga está os remédios, que ninguém ver nos postos de saúde? Em todo momento as pessoas reclamam a falta nas emissoras da cidade. Percebia-se que um de seus aliados, o tempo todo lhe mostrava a Nota Fiscal de compra do produto. Vejamos quanto despreparo quanta vontade de agradar o patrão. É mais fácil mostrar as notas de remédios que não existem,  do que dizer ao chefe que ainda não chegaram remédios nos postos de saúde, de falar-lhe realmente a verdade, de dizer que além dos remédios, falta o principal que são os médicos. Quanta bajulação.

Chegou ao fim da entrevista, o que podemos tirar de conclusão? E o que esperar da administração de ZT? Olha na minha modesta opinião, e tenho certeza que são opiniões de milhares de Guarabirenses, Qualquer pessoa por mais leiga que seja, percebe que a administração não vai nada bem. Que o prefeito realmente está encontrando dificuldades em comandar a sua casa. Que seus aliados e a população já não o temem como antes. Tudo mudou, mais o prefeito nada de mudança. Encontrou em JEAN GANSO o sentimento de revolta e indignação da maioria dos Guarabirenses. É preciso que alguém na administração tenha a coragem do GANSO e fale realmente a verdade para o prefeito, talvez assim ele mude a forma de encarar as dificuldades do povo da terra das garças azuis. Na verdade, não há de tirar o perfil daquele homem que já administrou nossa cidade, que deu sua contribuição para seu crescimento, mesmo Lucas Porpino, dizendo que só cresce como rabo de cavalo, para baixo. Torcemos para que ele (Prefeito) encarne aquele espírito de Secretário da Infra estrutura do estado que foi, e que fez um dos mais brilhantes trabalhos a época. Não há o que se negar. Não estamos aqui só para falar de mal, estamos falando a verdade. GUARABIRA espera por dia melhores. Esperamos que o gestor abra os seus olhos para o social da cidade, para as pessoas mais carentes, são estas que estão pagando um preço alto pela falta de serviços básicos da sociedade, o clamor se reflete nas ondas das rádios e/ou em qualquer ponto da cidade, e em quanto o tempo passando se percebe que os problemas não tem solução, e o prefeito vai ficando desacreditado. 

Que o grito por socorro de JEAN GANSO tenha despertado o prefeito a realmente reconhecer que os problemas existem e que precisamos de soluções urgentes. Por fim, que ele (prefeito) abra um pouquinho do seu coração para que DEUS possa entrar, e guiá-lo em suas decisões. Pois esse povo querido e amado espera e merecem dias melhores. 

VELHOS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM NUNCA MAIS, NUNCA MAIS, NUNCA MAIS.

Foi assim. É assim, e sempre será assim...

Vale ressaltar que tanto o repórter Jean Ganso quanto o prefeito Zenóbio se respeitam, tudo que aconteceu na entrevista após o término as discussões acabaram !   

3
2 Comentários

Postar um comentário