Neste sábado (30), - último dia de convenções - pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os maiores colégios eleitorais definiram os nomes dos candidatos que estarão na briga nas eleições 2012.
Você vai poder ver abaixo como ficaram as composições dos principais colégios eleitorais no Estado. A Região Metropolitana de João Pessoa, Brejo, Sertão e Litoral Norte e Sul.
Grande João Pessoa
Bayeux
A cidade de Bayeux vem com uma eleição forte composta por quatro chapas. Uma de situação e três de oposição.
A situação é formada por uma chapa puro sangue com Jonathas Souza (PMDB), que é sobrinho do atual prefeito Jota Júnior e terá como vice coronel Ardnildo Moraes (PMDB).
A oposição vem forte com a chapa da saúde com Expedito Pereira (PSB) e Francisco Macedo conhecido como doutor Chiquinho do PPS. Algumas lideranças do PSB de Bayeux não concordaram com o nome de doutor Chiquinho como vice.
Chapa de Expedito e Dr. Chiquinho
Sara Cabral (DEM) terá como vice o empresário Cariolando Félix (PSDB). O PSC traz em sua composição Vanildo Caetano (PSC) e Carlos César (PRTB).
Santa Rita
Um dos maiores colégios eleitorais do Estado, Santa Rita terá duas chapas de oposição e uma situação.
Adones Júnior (PMDB) e Emerson Panta (PSB) será a chapa onde terá mais coligações de partidos tradicionais. Estão juntos PT, DEM, PMDB, PSB, PPS, e PSC.
O PRP tem candidatura própria com Reginaldo Pereira e o vice Netinho de Várzea Nova do PR.
A chapa de situação apoiado pelo prefeito Marcos Odilon tem como candidato Zé Paulo e o seu vice até o fechamento desta matéria ainda não tinha sido anunciado.
Cabedelo
Cabedelo terá apenas duas chapas para majoritária na situação Luceninha (PMDB) e Leto Viana (PMDB) e fazendo oposição Wellington Brito (PSB) e Lúcia Braga (PSD).
A chapa de situação que é puro sangue recebe o apoio do prefeito José Régis (PDT). Já a chapa de oposição ganha força com entrada de Lúcia Braga bastante prestigiada na cidade e será encabeçada por Wellington Britto.
Litoral Sul
Chapas confirmadas nas convenções do Conde, Alhandra e Caaporã
Conde
Conde
O município do Conde terá as chapas de Dr. Quintino (PSD) e
Carles Pereira (PSB) e a oposição será de Tatiana Lundgren (PT do B)
Vice: Sandra Ribeiro (PSC)
Carles Pereira (PSB) e a oposição será de Tatiana Lundgren (PT do B)
Vice: Sandra Ribeiro (PSC)
Litoral Norte
Mamanguape
Em Mamanguape os candidatos estão fechados. As principais chapas são compostas por Eduardo Carneiro (atual prefeito) do PR e Beto Fernandes Fonseca (PSDB) da situação. Já a oposição vem com a composição de Maria Eunice (PSB) e empresário Udenis do (PRB).
A cidade foi surpreendida pela adesão do x-deputado estadual Ariano Fernandes (PSD) ao projeto político de prefeito da cidade Eduardo Carneiro.
Sertão da Paraíba
Sousa
As convenções no município de Sousa, já definiram seus candidatos a disputa eleitoral. As chapas são formadas por duas chapas a primeira formada por
Lindolfo e Johanna. (Foto: Folha do Sertão)
A outra é composta por deputado estadual André Gadelha (PMDB) e o médico José Figueirense do PSC.
A convenção do DEM foi realizada na tarde desta sexta-feira (30) no Ideal Clube, e tem o apoio do atual prefeito da cidade Fábio Tayrone. A chapa referendou as candidaturas Lindolfo Pires (DEM) e Johanna Estrela (PDT). Participaram do evento o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente estadual do DEM Efraim Moraes.
A convenção da chapa de oposição será composta pelo deputado estadual André Gadelha (PMDB) e o médico José Figueirense do PSC, acontece na tarde deste sábado (30).
Chapa de oposição de André e Célio. (Foto: Folha do Sertão)
Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Sousa, no Sertão da Paraíba, tem aproximadamente 46 mil eleitores e é considerado um dos maiores colégios eleitorais da Paraíba.
As informações forma repassadas pelo repórter Pereira Júnior de Sousa.
Patos:
As duas principais chapas no município de Patos serão compostas por Francisca Motta (PMDB) e Lenildo Moraes (PT), a outra Dinaldo Wanderley Filho(DEM) (Dinaldinho Filho) e Bonifácio Rocha (PSB).
Motta e Lenildo
A chapa apoiada pelo prefeito Nabor Wanderley traz a deputada estadual Francisca Motta e Lenildo Moraes, que se coligou na última hora, quando desistiu de disputar candidatura própria pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Dinaldinho e Bonifácio
A oposição vem com a chapa dos Democratas composta por Dinaldinho Filho (DEM) e Bonifácio Rocha (PSB).
Cajazeiras
Em Cajazeiras houve surpresa com relação a chapa de situação encabeçada pelo atual prefeito, Carlos Rafael (PTB). Enquanto todos imaginavam que o vice dele seria a filha do deputado Vituriano de Abreu, Luciana Abreu ou vereador Severino Dantas (PT), no dia da convenção foi homologado o nome do radialista e advogado Adjamilton Pereira (PMDB).
As convenções ocorreram na sexta-feira (29) e apresentou as duas principais chapas da cidade.
A chapa de oposição vem encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Antônio (DEM) e o advogado Júnior Araújo (PDT). O evento foi bastante prestigiado e contou com presença de várias autoridades, como o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), o suplente de Senador, Deca do Atacadão, o deputado José Aldemir (DEM), Efraim Moraes e o ex-deputado Jeová Campos.
Já a situação ficou formada pelo atual prefeito, Carlos Rafael (PTB) e o radialista e advogado Adjamilton Pereira (PMDB). A surpresa ficou mesma só com relação ao vice e contou com a presença do deputado Vituriano de Abreu (PSC).
BREJO
Guarabira
Na rainha do Brejo, o grande diferencial também foi a escolha do vice para compor a chapa de oposição, em que houve até boicotes de aliados.
Zé do Empenho - vice de Zenóbio
A chapa de Zenóbio Toscano (PSDB) e Zé do Empenho (PRB) faz o oposição a prefeitura. E foi exatamente está que houve desentendimentos. Um grupo de cinco aliados, Lucas Portino (presidente do DEM na cidade), Jader filho (PSD), Beto Meirelles (vereador), Marcelo Bandeira (vereador) e Marcos Diogo (PSDB) queriam que o vice de Zenóbio saísse entre eles.
Mas o candidato a prefeito da cidade bateu o pé e indicou Zé do empenho como o vice dele.
O anuncio do vice da oposição foi feito por telefone e sem festa.
A chapa da situação não teve problema e foi composta por Josa da Padaria (PMDB) e coronel Alencar.
Participação especial de Augusto Magalhães, Lenilson Bala, Acilene Candeia, Pereira Júnior, Petson Santos, Fabiano Lima e Paulo Neto.