ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video


          Maria Hailéa Araújo Toscano atual deputada estadual pelo PSB no estado da Paraíba.

Carreira política

Léa Toscano iniciou sua carreira política como primeira-dama, entre os anos de 1983 e 1988, quando o esposo era prefeito de Guarabira. Já naquela época coordenava diversas ações no campo social.

Em 1992, pelo PMDB, disputou a Prefeitura de Guarabira e perdeu para o candidato Jáder Pimentel  por apenas 95 votos. Quatro anos mais tarde, concorreu novamente e tornou-se a primeira mulher prefeita da cidade de Guarabira em mais de cem anos de história.

Em 2000, pleiteou a reeleição municipal e venceu obtendo 57,2% dos votos válidos.

Em 2008 ela se candidata a prefeita de Guarabira pela quarta vez, porém foi derrotada por Fátima Paulino, atual prefeita que buscava sua reeleição pelo PMDB.

Em 2010, Léa Toscano se candidata a deputada estadual pelo PSB e consegue se eleger deputada estadual.Contudo, ao se eleger deputada estadual não disse ainda pra que veio, inclusive deixando muito a desejar não só aos eleitores de Guarabira como também os de todas as cidades que nela votaram.

Há rumores que a deputada e seu esposo Zenóbio Toscano estão um pouco queimados com o governador Ricardo Coutinho.

A ONG Transparência Brasil divulgou, no mês de julho, do ano passado uma pesquisa mostrando o desempenho parlamentar dos deputados estaduais com assento na Assembléia Legislativa da Paraíba. A organização considerou como amostragem os projetos relevantes e os de pouca relevância.

Nesse contexto, a deputada Léa Toscano (PSB), que tem atuação na cidade de Guarabira, apresentou somente um projeto durante o primeiro período legislativo e esse foi considerado, segundo a “Transparência Brasil”, de baixa relevância, ou seja, não serve para benefício popular.

Já o deputado Raniery Paulino (PMDB), diferente da sofrível situação de Léa, foi considerado o campeão de projetos apresentados. Segundo a ONG Transparência Brasil, Paulino apresentou 45 matérias, sendo quarenta consideradas de alta relevância e de absoluta serventia para o povo paraibano. Este ano de 2012  a atuação do deputado Raniery Paulino vem se destacando ainda mais.

No ano passado, a deputada conseguiu uma escada para o corpo de Bombeiros de João Pessoa. Agora,  Léa Toscano (PSB) oficializou na Assembléia Legislativa um requerimento propondo a realização de uma Sessão Especial em comemoração ao centenário do cantor,  compositor, sanfoneiro, o "Rei do Baião", Luiz Gonzaga.Considerado ícone do século 20 na música brasileira, Luiz Gonzaga, será lembrado em várias atividades no Brasil, através de iniciativas públicas e privadas, cujo aniversário de 100 anos será em 13 de dezembro do corrente ano.

Bravo, nada contra. Parabéns deputada Léa! Mas Guarabira e as cidades que votaram na senhora,continuam esquecidas pelo seu mandato como parlamentar. E olhe que no período eleitoral da campanha de 2010, a candidata dizia aos quatro cantos da Paraíba, que iria orgulhar o povo paraibano. Será que o povo pode dizer que, a senhora como deputada, é um orgulho? Com a palavra, os seus eleitores.

Ainda restam um período de dois anos para a nobre deputada pelo menos tentar fazer algo pelos  paraibanos, mas principalmente pelos Guarabirenses.


Por Jean Ganso
3
0 Comentários

Postar um comentário