ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video




O Núcleo Médico Odontológico Legal de Guarabira (NUMOL), antiga Unidade de Medicina Legal de Guarabira, está abandonado pelo Governo do Estado da Paraíba, tanto a parte física quanto a parte funcional. Esse é um problema antigo que até agora não foi resolvido. Além da falta de lâmpadas, falta também o devido apoio aos profissionais que trabalham no setor.

Foram detectados diversos problemas no órgão: falta de lâmpadas, instalações elétricas completamente comprometidas em alguns setores, falta de funcionários auxiliares, falta de portas, falta de máquina de Raio X – esta foi retirada logo após a posse do governador Cássio Cunha Lima - e armários enferrujados.

Onde funcionava a sala de Raio X, hoje é uma sala para guardar materiais velhos. Além do que já relatamos, a geladeira antiga para conservar os cadáveres está desativada por conta de problemas nos seus motores, quebrados há 5 anos. É realmente lamentável que nenhuma providência tenha sido tomada para a ativação da geladeira.

Uma nova geladeira foi encaminhada ao órgão, mas só comporta dois cadáveres de cada vez, sendo insuficiente. Muitas vezes, mesmo sem condições, comportam três cadáveres - um em cima do outro em cada gaveta.

O que mais nos impressiona é a insensatez do Governo atual, que está fazendo um trabalho de mídia muito forte dizendo que está reformando as unidades de medicina legal - onde são realizadas as necrópsias - quando na verdade, na unidade de Guarabira, não foi colocado um parafuso sequer. A gente lamenta que este órgão esteja nessa situação.

Além das pessoas perderem seus entes queridos com esse abandono todo, ainda passam pelo constrangimento do corpos das vitimas serem necrópsiados em Campina Grande ou João Pessoa por que aqui está, um abandono total.



Por Jean Ganso                                      Confira as imagens















3
0 Comentários

Postar um comentário