Idealizado pelo professor de física e matemática, Adriano Silva, o projeto busca auxiliar os métodos convencionais de ensino
Aliar teoria à prática. Este é o
principal objetivo do projeto “Vivenciando a Física” que vem sendo
executado durante as aulas ministradas aos alunos do ensino médio da
Escola Estadual José de França, localizada no município paraibano de
Mari.
Idealizado pelo professor de física e
matemática, Adriano Silva, o projeto busca auxiliar os métodos
convencionais de ensino. “Sempre na introdução de cada conteúdo de
física, por meio de divertidas experiências, vamos trabalhar um tema na
prática com os alunos para que compreendam melhor aquilo que está sendo
estudando”, destacou o professor, que leciona na escola há cinco anos.
O projeto começou na última semana
com a participação de 35 alunos da turma do 3º ano regular/manhã. Na
oportunidade, os estudantes puderam participar da primeira experiência
relacionada à eletrostática, com a criação em sala de aula da “pilha de
limões” para a geração de um circuito elétrico. “Através de limões,
criamos um circuito elétrico para que eles operem como uma pilha e gerem
voltagem suficiente capaz de acender uma pequena lâmpada de led”,
explicou o professor, acrescentando que, após a experiência, o conteúdo
foi explicado de forma científica e aplicado um exercício prático.
Para o professor de física, o projeto
tem favorecido o aprendizado dos alunos que passaram a participar
ativamente das aulas por estarem mais envolvidos no conteúdo, além de
responderem aos questionamentos e realizar novas indagações sobre os
assuntos. “Por esses resultados positivos, iremos expandir o projeto às
demais turmas do ensino médio e para a próxima aula já estou programando
a nova experiência que será embasada no conteúdo de termodinâmica”,
informou.