ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Na manhã da última segunda-feira (22), a secretaria municipal de saúde de Pilõezinhos realizou exames de HIV e SÌFILIS, tendo em vista que, é pela 1º vez que a secretaria de saúde do município realiza esse tipo de trabalho para os cidadãos da cidade.
 
Os testes foram realizados na Praça São Sebastião, defronte à secretaria de saúde, e contou com o empenho de vários profissionais da área que estavam disponibilizados para atender todas as pessoas que comparecessem para realizar os exames.
 
Na ocasião foram distribuídos preservativos e panfletos para conscientizar e informar as pessoas à terem mais cuidado com a saúde. Conheça mais sobre os temas que forma abordados.
 
O QUE É HIV?
 
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o Sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os Linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
 
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer os testes e se proteger em todas as situações.
 
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
 
O QUE É SÍFILIS?
 
A sífilis, também conhecida por lues ou, através do nome de sua lesão inicial, cancro duro, é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria espiroqueta chamada Treponema pollidum.
 
As principais formas de transmissão são o contato sexual e a transmissão vertical para o feto durante a gravidez de uma mulher contaminada. Neste último caso, o feto sofre de, sífilis congênita que tem sinais e sintomas diferentes da sífilis clássica, por afetar o ser humano durante a sua fase de crescimento.
 
A sífilis evolui lentamente em estágios, conhecidos como: sífilis primária, secundária, latente e terciária. Na fase primária ocorre a lesão inicial, o cancro duro, uma úlcera única e indolor, que regride espontaneamente. Na fase secundária ocorrem manifestações em pele e mucosas, geralmente acometendo mãos e pés. Após a fase secundária ocorre a fase latente, sem sinais ou sintomas. Na fase terciária as manifestações geralmente são sistêmicas: cutâneo-mucosas, neurológicas, cardiovasculares e articulares.
 
O diagnóstico geralmente é feito através de exames de sangue, porém a bactéria também pode ser observada através de observação no microscópio. A sífilis também é diagnosticada em grávidas assintomáticas durante a realização do pré-natal.
 
O tratamento é realizado com antibiótico, geralmente a Penicilina G benzatina intramuscular. O número de doses necessárias para o tratamento varia de acordo com a fase da sífilis do paciente.
 
A doença pode ser prevenida através do uso de preservativo nas relações sexuais e, no caso da sífilis congênita, realização do rastreamento para sífilis no pré-natal de mulheres grávidas.
 
Por Jean Ganso, com Noticia Pb
3
0 Comentários

Postar um comentário