ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O ano que antecede os Jogos Olímpicos é visto como um termômetro para os atletas de ponta. É importante para saber de que forma eles vão chegar na principal competição esportiva do mundo e, claro, a temporada pré-olímpica também é um aperitivo do que os desportistas vão apresentar para os seus principais adversários. Um ano antes das Olimpíadas do Rio 2016, o astro jamaicano Usain Bolt está na cidade-sede para testar pela primeira vez na temporada sua performance nos 100m rasos. Ele assegura estar muito bem preparado, mesmo que ressalte o fato de que esperar ir progredindo ao longo desta temporada.

- Eu vivo para competir. Passei duas temporadas trabalhando técnica, largada e minha execução para o momento de competir novamente. Com tudo isso, eu quero ser o melhor que puder - afirmou o mito das pistas.

Antes das duas últimas Olimpíadas, o homem mais veloz de todos os tempos teve temporadas distintas. Em 2007, ainda aos 21 anos, ele começava a mostrar sua qualidade ao mundo. Quebrou o recorde jamaicano nos 200m (19s75) e ainda conseguiu a medalha de prata na prova no Campeonato Mundial de Osaka. Ele também fez parte do time do revezamento 4x100m vice-campeão do mundo. Nos 100m, sua marca foi 10s03. Um ano depois, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Usain apresentou-se ao mundo como lenda, quebrando recordes nos 100m e nos 200m e se despedindo da China com três ouros olímpicos

Em 2011, Bolt já era uma estrela. Havia quebrado, dois anos antes, seus próprios recordes no Campeonato Mundial de Berlim, em 2009, e já carregava o título de homem mais rápido do mundo. Mas o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, mostrou que até os melhores podem falhar: o astro queimou a largada na prova dos 100m e foi eliminado. Nos 200m e no revezamento 4x100, no entanto, fez valer o favoritismo e faturou medalhas de ouro. Foi detentor da melhor marca do ano nos 100m (9s76) e a segunda nos 200m (19s40).

Agora em 2015, Bolt ressalta estar se sentindo muito bem fisicamente neste início de temporada. O ano de 2014 foi atípico para o astro, que se poupou e disputou poucas corridas. Para se ter uma ideia, sua marca nos 100m foi ''apenas'' 9s98, a 15ª do mundo no ano.

- Na última temporada, eu não competi o quanto eu gostaria. Eu me machuquei no comecinho da temporada. Então, para esta temporada, eu estou realmente com o foco de tentar cuidar de mim o máximo possível e tentar ficar longe de lesões para chegar nas Olimpíadas sem problemas e extremamente bem - argumentou o jamaicano.

Neste ano, ele volta ao Ninho de Pássaro, estádio olímpico de Pequim onde se tornou o homem mais rápido do mundo. Lá, ele disputará a principal competição do ano: o Mundial, em agosto. Sua meta é superar os recordes alcançados na China, nos 100m e nos 200m (9s69/19s39).

- Um dos meus objetivos é ultrapassar esses tempos de Pequim. Não quero chegar e correr abaixo do que corri lá. Estou trabalhando duro, me esforçando para passar esses tempos. É uma questão de trabalho, dedicação e focar no que tenho de melhor.Tenho que ir para este campeonato focado e pronto. Nas Olimpíadas, a mesma coisa - disse o corredor.

O jamaicano corre uma única vez na pista do Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Neste domingo, ele encara o holandês  Churandy Martina, o americano Ryan Bailey e um atleta brasileiro, a ser definido em bateria classificatória no sábado. Sua ideia é voltar a mostrar a forma habitual e correr abaixo de 10s na cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos.

- Definitivamente estou vindo para correr forte. Fazer meu melhor e quero ir abaixo dos 10 segundos. Sei que posso, estou trabalhando duro e feliz com  meu progresso.

Além da disputa entre os homens, as mulheres também ocuparão a pista. A seletiva brasileira terá Vitória Cristina Silva Rosa, Mirna Marques Silva, Aline Torres Sena e Lorena de Araujo Silva Lourenço. A vencedora se juntará na prova principal às jamaicanas Veronica Campbell Brown e Kerron Stewart, além da americana Carmelita Jeter. Na categoria paralímpica, correm Alan Fonteles, Richard Browne, Paul Peterson e Felix Streng.

O ''Bolt Contra o Tempo'' será transmitido ao vivo pela TV Globo, neste domingo, dentro do Esporte Espetacular. Além dos 100m masculino, haverá a disputa feminina e outra paralímpica. A primeira prova é às 10h30 (de Brasília). A entrada é franca.
3
0 Comentários