ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video


Secretária de saúde diz que a mulher não teve paciência de esperar a ambulância que estava atendendo outro caso.

Na manhã desta sexta-feira (1) a nossa reportagem foi surpreendida pela família de José Pereira de Araújo, 57 anos, residente na Rua Geraldo Correio de Melo, na cidade de Araçagi. Os seus familiares estavam indignados com um fato triste, e ao mesmo tempo inusitado, que aconteceu na manhã da última terça-feira (29).

Segundo a família do mesmo, o sr. José Pereira está muito doente, e encontra-se bastante debilitado, não podendo mais se locomover sozinho, na manhã da referida terça-feira ele teve uma piora no seu estado de saúde, a sua irmã, Josefa Pereira de Araújo, nos contou que ao ver o estado do seu irmão se agravando ficou muito preocupada. 

Logo depois, Dona Josefa se dirigiu até a Unidade Mista de Saúde Vanildo Maroja em Araçagi, ela foi na esperança de encontrar uma ambulância ou qualquer veículo que pudesse fazer o transporte do seu irmão até a referida casa de saúde, porém ela não obteve sucesso em virtude dos veículos que são utilizados pela secretaria de Saúde do município no transporte de pacientes  estavam em João Pessoa, e a ambulância que estava disponível não poderia sair, porque segundo a própria irmã do paciente, a mesma só transporta casos de emergência.

José Pereira em sua residência
Foto: Roniel Gomes
Sem dinheiro para locar algum carro que pudesse levar seu irmão para ser atendido na Unidade Mista de Saúde, Josefa optou por uma atitude desesperada, ela pegou um carro de mão que possuía em sua residência e levou o sr. José Pereira para a unidade hospitalar, que por sinal fica um pouco distante de sua casa.

Com muito esforço, José Pereira finalmente chegou até o local de destino onde, pelo menos, teve a atenção e o atendimento necessário por parte do médico que o atendeu. José ficou internado até a madrugada da quarta-feira (30), recebendo alta hospitalar o mesmo foi levado de volta para sua residência, e dessa vez, felizmente não precisou de carro de mão, no retorno foi disponibilizado um veículo para o transporte do paciente.

Ouça o áudio com o depoimento da irmã de José Pereira:


Versão da secretaria de saúde

Nossa reportagem também esteve conversando com a secretária de Saúde do município de Araçagi, Bianca Alexandrino, a mesma ao tomar conhecimento do fato lamentou bastante e disse que apurou a denúncia. A secretaria contou que a enfermeira de plantão relatou que tinha uma ambulância na Agrovila Tainha, e esta iria fazer o transporte do sr. José, porém a irmã dele não aguentou esperar o retorno da ambulância para a cidade. 

Sobre a questão do estado de saúde do paciente, Bianca afirmou que o mesmo vem procurando a Unidade Mista de Saúde já há alguns dias e o seu caso já é bastante conhecido, pois ele não se alimenta normalmente, ela considera que o caso dele não e de urgência, por isso ele não foi socorrido pela outra ambulância que só atende casos emergenciais. Ainda segundo Bianca na ficha do atendimento do sr. José Pereira consta que sua temperatura e pressão arterial estavam normais.

Carro de mão utilizado para transportar o paciente
Foto: Roniel Gomes

Medicamentos utilizados por José Pereira
Foto: Roniel Gomes


Unidade Mista de Saúde Vanildo Maroja
Foto: Reprodução Internet
3
0 Comentários