ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, está se equipando para passar a realizar transplantes de medula óssea. Será a primeira unidade do Nordeste a ter esse tipo de procedimento cirúrgico e os planos dos seus diretores é que se torne também referência em transplantes de outros órgãos, como fígado, rins e coração.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, o médico Antônio Carneiro Arnaud, disse que não quer estipular prazo para que os transplantes de medulas comecem a ser realizados. Ele disse que o desafio é se estruturar e continua sendo referência no tratamento do câncer. "Os paraibanos podem se sentir privilegiados com um hospital como esse", afirma.

Ele disse que está sendo implantado um laboratório de histocompatibilidade, para permitir os transplantes de medula. "Quando ele estiver funcionando já podem ser feitos os transplantes", garantiu.

A diretoria do hospital está trabalhando para implantar um centro de pesquisa. Segundo ele, os pacientes já não precisarão mais se deslocar para outros centros para ter esse tipo de transplantes.

Carneiro Arnaud afirmou que há uma cautela da diretoria em estipular prazos, porque a unidade atende 90% pacientes pela tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) e, por isso, a receita está muito contida. "Estamos ampliando o atendimento aos pacientes de convênios privados, além de firmar convênios com outras instituições e contando com a ajuda dos nossos parlamentares, para que possamos

Outro projeto é criar a residência médica do Napoleão Laureano, para qualificar jovens profissionais. Hoje, o hospital Napoleão Laureano conta com 90 médicos, mais de 30 enfermeiras e 6 assistentes sociais, além de equipes de fonoaudiologia e odontólogas.

Por Portal Correio
3
0 Comentários