ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O texto do seu projeto prevê que membro da mesa diretora não pode ser reeleito para nova legislatura na mesma função. Se aprovada, a lei já vigorará a partir da eleição da próxima mesa diretora.

 
Tramita na Câmara de Vereadores de Guarabira um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal e ao Regimento Interno da Câmara, de autoria do vereador Beto Meireles (PDT), que acaba com a reeleição da mesa diretora da Câmara. O parlamentar justificou argumentando que é preciso haver a rotatividade na presidência do poder legislativo. O texto prevê que membro da mesa diretora não pode ser reeleito para nova legislatura na mesma função. Se aprovada, a lei já vigorará a partir da eleição da próxima mesa diretora.
“Temos companheiros valorosos que tem plenas condições de ser presidente e acabam não tendo a oportunidade porque a reeleição torna a concorrência desleal. Sem a reeleição eu entendo que outros colegas podem também sua contribuição na administração da Câmara, tem a chance de mostrar seu trabalho. Vários companheiros já se manifestaram a favor e acredito que nosso projeto será aprovado”, pontuou Meireles.
O primeiro vereador a ser reeleito em Guarabira foi Inaldo Júnior, no ano de 1998. Desde então vários também já foram reeleitos. De acordo com Inaldo, que conseguiu a sua eleição no último dia 7, “acabar com reeleição é um retrocesso, já que nas grandes casas legislativas existe o instituto da reeleição”, defendeu Júnior. Mas ele só assume o mandato ano que vem e não terá direito a voto. Para que a matéria seja aprovada são necessários sete votos, ou seja, dois terços da composição da Câmara.
Pelo que a reportagem do Portal25horas conseguiu apurar, a maioria é simpática a ideia e a emenda não terá dificuldades de ser aprovada. Lula das Molas (PV) disse nesta sexta-feira que é favorável e já assinou o projeto. Da bancada situacionista, Chico Mala (PMDB), atual presidente, e Zé Ismail (PHS) também comungam da mesma ideia.

Por Jean Ganso,com Portal25horas
3
0 Comentários

Postar um comentário