ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video


 A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou oficialmente uma morte durante o motim na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, na cidade de Patos. O apenado morto foi identificado por Waldemir Leandro da Silva Júnior, Vulgo Fabinho de 29 anos, natural da cidade de Guarabira ele era do bairro do Rosário.

De acordo com informações do secretário Wallber Virgolino, a morte foi motivada pela rivalidade entre integrantes dos grupos antagônicos que iniciaram o motim.

 Na manhã desta terça-feira, 26, uma operação conjunta de policiais militares e agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais conseguiu controlar o motim e identificar apenas um óbito, diferente das informações de detentos que poderiam ter pelo menos quatro mortes. Feridos foram socorridos para o Hospital Regional de Patos.

 Fabinho teve os braços e pernas decepados, além de várias perfurações pelo corpo. Andreza Cunha, esposa de Fabinho disse que a família o aguardava para passarem as festas de final de ano juntos.

O secretário de Administração penitenciária, Wallber Virgolino, falou do acontecimento ocorrido na Penitenciária Padrão de Patos, garantindo que o Estado agiu de forma rápida e coerciva, evitando maiores proporções neste fato. “Nós não vamos admitir nenhum tipo de pressão ou de insurgência por parte dos apenados e neste caso, já foi instaurada uma sindicância para apurar os responsáveis pelo inicio do motim, que serão punidos na forma da Lei”.

 O motim – Era início da noite dessa segunda-feira, 25, quando os detentos iniciaram o tumulto batendo grades e queimando colchões, por conta de uma rivalidade existente entre os dois grupos.

Tudo começou por volta das 18h, após um pente fino realizado por agentes penitenciários e policiais militares na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, sendo identificado os responsáveis como sendo presos oriundos de presídios de Campina Grande e de Guarabira. Por volta das 20, a situação foi controlada com a extração de detentos de algumas celas.

 Em razão da pouca visibilidade, a coordenação da operação resolveu fazer a extração dos apenados das outras celas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 26. Pela manhã foi iniciada uma revista minuciosa nas celas.

Por determinação do secretário Wallber Virgolino, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais permanecerá durante todo o dia na cidade de Patos, dando apoio à equipe de agentes lotados na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, assim como, realizando a transferência de alguns apenados para outras unidades prisionais do Estado.


Por redação com Cardoso Filho
3
0 Comentários

Postar um comentário