Após
toda polêmica sobre a limitação das franquias de internet no Brasil, o
Ministro das Comunicações, André Figueiredo, declarou nesta terça-feira
que o governo vai obrigar as operadoras de internet a manter a oferta de
planos com consumo de dados ilimitados. Mais que isto, que os planos
ilimitados atuais devem ser mantidos: ” O usuário não poder ser, de
forma nenhuma, prejudicado. A colocação do presidente da Anatel foi
totalmente desnecessária e está causando muita celeuma, como não poderia
deixar de ser. Talvez em alguns países não existam (planos ilimitados),
mas a realidade do Brasil precisa ser respeitada”, declarou o ministro.
A fala em entrevista ao jornal O Globo, foi motivada pelas declarações
do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), João
Rezende, que afirmou nesta semana que a internet ilimitada estaria
acabada.
Na última segunda-feira, 18, a própria ANATEL havia proibido as
operadoras de serviços de internet banda larga de restringir a
velocidade, cortar internet ou cobrar valores por quantidade de consumo
excedente por 90 dias. A medida prevê multa diária de R$ 150 mil com
limite em dez milhões mensais. A agência pede às operadoras, entre
outras coisas, que deixem claro em materiais de publicidade que irão
limitar os planos. Além de informar ao consumidor sobre as mudanças, as
empresas teriam de enviar ao consumidor perfis detalhados de consumo e
avisá-lo periodicamente sobre os dados utilizados da franquia, evitando
diminuição do serviço sem o cliente ser avisado.
O Ministério das Comunicações assumiu o compromisso de conversar com as
empresas de internet e chegar a um consenso. A tendência é de que os
pacotes oferecidos aos consumidores brasileiros tenham a opção de
franquia limitada ou ilimitada. Governo e empresas costuram um acordo
que, além de permitir a continuidade dos serviços de internet ilimitada,
também irá impor às empresas que divulguem aos clientes o perfil de
consumo e a quantidade de dados utilizada mensalmente. Por um lado o
‘acordão’ permite a operadoras oferecer novos planos ao consumidor, por
outro pode deixar a relação do consumidor com a operadora de banda larga
mais transparente. Estas empresas estão entre as campeãs de reclamações
na Anatel. Os principais motivos são corte de serviços sem aviso e
cobranças indevidas.