Começa
hoje (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a
imunização deve atingir mais crianças do que em anos anteriores, já que a
faixa etária definida pelo Ministério da Saúde foi ampliada. Com a nova
regra, crianças de seis meses a menos de cinco anos poderão ser
vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até dois anos podiam
receber a vacina.
Representantes do governo acreditam que a
ampliação dessa faixa etária vai beneficiar tanto as crianças quanto
outros grupos vulneráveis, como menores de seis meses de idade que ainda
são amamentados, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A campanha continua até 9 de maio e a
meta do governo é vacinar pelo menos 80% do público, que representa 49,6
milhões de crianças. A vacina também será disponibilizada para grupos
considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou
mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45
dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do
sistema prisional.
O Ministério
da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não
transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, mas não
definiu uma meta a ser atingida nesses casos. Essas pessoas terão que
apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A escolha dos grupos prioritários segue
recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o governo
brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação pode reduzir
entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a
75% a mortalidade por complicações da influenza.
De acordo com o ministério, serão
distribuídos 53,5 milhões de doses da vacina, capazes de proteger pessoa
de três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O
material será distribuído para 65 mil postos de vacinação e 240 mil
pessoas estarão envolvidas na imunização.
Para os locais de mais difícil acesso, o
governo anunciou que vai disponibilizar 27 mil veículos terrestres,
marítimos e fluviais.
O tema deste ano será Vacinação
contra a Gripe: Você Não Pode Faltar, e a campanha será veiculada na
TV, no rádio, na mídia impressa e internet, com custo total de R$ 14 milhões.
Agencia Brasil