Mensagem no programa de troca de mensagens indica falha em conexão aos servidores da empresa, neste sábado. Usuários reclamam nas redes sociais.
O WhatsApp está fora do ar. Desde cerca de 3 da tarde deste sábado, o serviço apresenta problemas. As mensagens enviadas não alcançam os servidores da empresa e – muito menos – são entregues para os destinatários finais. Milhares de usuários já relataram dificuldades no Twitter. O problema chama a atenção especialmente por conta do negócio bilionário fechado essa semana, por meio do qual o serviço passou ao controle do Facebook por 16 bilhões de dólares.
Esta, no entanto, não é a primeira falha no serviço. Aliás, elas têm sido recorrentes. Em pelo menos 3 ocasiões nos últimos meses, o WhatsApp ficou fora do ar. O último problema foi registrado no dia 7 de dezembro de 2013. Anteriormente, o serviço já havia ficado indisponível no dia 3 de novembro e, antes, no dia 15 de outubro.
ATUALIZAÇÃO – 18:40 – horário de Brasília
Há poucos instantes, o WhatsApp se pronunciou, admitindo problemas técnicos em seus servidores. A falha é de caráter global e – ao contrário do que se especulou – não afetou apenas o Brasil, mas se espalhou por diversas regiões. O WhatsApp ainda não tem informações do que pode ter acarretado a falha. A empresa apenas se posicionou afirmando que espera restabelecer o serviço o mais rapidamente possível. Assim que tivermos mais informações, atualizaremos a notícia.
ATUALIZAÇÃO – 20:44 – horário de Brasília
O serviço ficou indisponível durante boa parte da tarde deste sábado, e apenas foi restabelecido por volta das 19:50, no horário de Brasília. As causas do ocorrido ainda não foram esclarecidas pela empresa, que se limitou a informar que havia experimentado problemas em seus servidores, o que ocasionou indisponibilidade do serviço em diferentes regiões do globo. Depois de quase 4 horas, o WhatsApp apenas informou que o serviço estava novamente no ar, e que se desculpava pelos inconvenientes.
Ainda que a rede tenha voltado a operar, no Twitter, alguns usuários ainda relatam dificuldades para, por exemplo, enviar fotos.
Ainda que a rede tenha voltado a operar, no Twitter, alguns usuários ainda relatam dificuldades para, por exemplo, enviar fotos.
Da Redação: com Nordeste1