ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Sacal
Metralha. Pertnaz. Mr Soh. Preto Alisson. MC Gerard. Pablo Scobá. Abiarap. Sacal... A cena do rap paraibano tem crescido bastante nos últimos anos. Nas periferias das grandes cidades do Estado, movimentos artísticos e projetos de inclusão disseminam a cultura hip-hop, das batalhas sonoras à grafitagem.

Preto Alisson está compondo a cena desde a década de 90, quando formou o grupo Treta de Favela. Hoje, ele integra o Abiarap, grupo paraibano que já participou de shows de Racionais Mcs, B.Negão e Gabriel Pensador. Preto está em estúdio para gravar seu primeiro CD solo: ‘Antes tarde do que nunca’. Ele acredita que este é um momento de salto qualitativo na cena do rap paraibano. “Cada dia que se passa o rap vem se renovando e inovando. Eu faço rima diferenciada. gosto de misturar um pouco de rap com reggae, embolada e jazz...”, disse Preto, que faz show neste domingo, em um campeonato de surf, na praia do sol.

Pablo Scobá (Scobá Dub) está para lançar o CD ‘Fik de bom!’. Mas, os projetos vão além. Ainda este ano, ele pretende realizar um festival nordestino para reunir artistas do rap. “Hoje em dia tem rap de todo gosto e maneiras deferentes pra você ouvir. Com essa evolução, cada rapper representa sua sua área, falando dos bairros, das praias. O rap da Paraíba fala da Paraíba. Scobá está no cenário local desde a década de 90 e já integrou o Reação de Periferia e o Esquadrão 38. “Acho que o rap tem mostrado o valor do seu conteúdo. Claro que precisamos de mais apoios, de incentivos públicos e privados. Mas, estamos no caminho certo e só tendemos a crescer”, disse Scobá.

Lion, do Dialeto Negro, acredita qie o desenvolvimento da cena depende de organização e profissionalização. Ele critica a mídia por não ‘enxergar’ a cena do rap paraibano. “Vejo varios trabalhos bons produzidos, muita diversidade, várias letras boas, muitos sons sendo lançados e eventos sendo feitos, mas infelizmente a midia não vê...”.

Influenciado por Caju & Castanha e Marcelo D2, Lion pretende lançar seu segundo CD até ano que vem. Ele falou ter o projeto de levar o rap até o interior da Paraíba. “Tentaremos mostrar de ponta a ponta na Paraiba que aqui tem rap, com shows nas escolas, bairros e associações”.

Encontro de DJs no Centro Histórico

Hoje, às 16h00 e às 21h00, haverá um encontro de DJs no Centro Histórico de João Pessoa. “Trata-se de um evento relativamente grande, já que a ONG Centro Interativo de Circo estará trazendo Djs do Rio de Janeiro. Na ocasião do Evento, também estarão gravando imagens para um documentário o Universo Hip Hop Paraíba”, disse a jornalista Kalyne Almeida, assessora do CIC.

Dois grandes nomes do hip-hop nacional estarão no evento: Nino e Gutierrez. O encontro de DJs será no Vila do Porto e contará com os seguintes artistas: Nino, Beto, Dal, Mauro, Luciano, Alf, Silvo e Lil. Zé Brown, SH Torres, Dumatu, Família 20, Fluxo MCs e Scobá Dub também estão na programação.

“O CIC - Centro Interativo de Circo trabalha com o universo hip hop (com oficinas e eventos gratuitos), com circo (aulas gratuitas tambem) e cinema. Temos um mini cinema a céu aberto na sede que fica no Bairro dos Bancários”, disse Kalyne Almeida.

‘O sol nasce pra todos’ e clipe sobre a cidade de Mangabeira

Nome importantíssimo para o rap da Paraíba, Pertnaz sabe da importância da arte para inclusão social. Ele trabalha há cinco anos como educador social no CEA de Mangabeira (centro que atende a adolescentes que cometeram delitos). Junto aos jovens, ele ministra uma oficina que se chama Literatura em Ritmo e Poesia. “É a literatura através do rap”, explicou ele. O projeto começou nas ruas. Foi para uma ONG, para uma associaçãod e moradores, e depois para escolas públicas. Agora, está no CEA e no CEJ. 

O rapper Pertnaz está em estúdio para a gravação do CD ‘O sol nasce pra todos’. esta semana, ele lançou na Internet um clipe em homenagem ao bairro de Mangabeira (maior aglomerado populacional da Paraíba). 

“Hoje, sou o maior gravador e produtor de rap da Paraíba. A maioria dos projetos que circulam por esse Estado ou foi gravado em meu estúdio ou foi gravado em uma batida que produzi. Afinal, eu faço rap original da Paraíba. Ainda tenho um evento chamado Versatilidade - Batalga de MCs, que é semelhante a um duelo de repente. Duas edições já aconteceram este ano”, finalizou Pertnaz.
3
0 Comentários

Postar um comentário