ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O Festival Brasileiro da Cachaça, Rapadura e Açúcar Mascavo será aberto hoje às 15h, em Areia, com uma palestra e apresentações culturais. Após cinco anos fora do calendário cultural da Paraíba, o festival e o Bregareia voltam a movimentar o Brejo paraibano.

O Festival acontece até a próxima sexta-feira (27) e os festejos do Bregareia ocorrem nos dias de sexta-feira até domingo (29). A partir de amanhã, têm início seminários e mesas redondas que debaterão a produção da aguardente de alambique. O Bregareia, que surgiu dentro do festival em 1997, fará um tributo ao cantor brega Waldick Soriano e contará com mais de 30 atrações.

A palestra de abertura, do professor José Luciano Albino Barbosa, será sobre “Cana-de-açúcar: Histórias e Perspectivas”, ministrada à partir das 15h. Segundo o secretário de Cultura de Areia, Adriano Nunes, a cidade comporta atualmente, o maior número de engenhos do Estado. “São 22 engenhos na cidade”, afirma. Segundo ele, apesar da estiagem que atinge a Paraíba, a produção tem tido um grande volume. 

“Produzimos cerca de um milhão de cachaças engarrafadas, com 500 milímetros cada. Ainda assim, a maioria da nossa cana-de-açúcar está sendo comprada”, explica. 

Segundo o deputado estadual Tião Gomes, criador do Bregareia, o evento foi retirado do calendário há cinco anos por questões políticas, apesar de sua importância econômica para a região. 

“Nossos produtos são vendidos, nossos engenhos são reabertos e geram empregos para a população. Atualmente, o que gera mais emprego no brejo são os engenhos de cachaça”, disse.

Cachaça top 

E completa: “Nossas cachaças melhoraram sensivelmente. Elas passaram de um subproduto para top de linha, e são as melhores do mundo. Em termos de qualidade, nós só competimos com Minas Gerais. E o lado cultural é a recuperação do brega. Além de preservar nossa cultura, mostramos o que produzimos no Brejo e ainda levamos o turismo racional à região”, enfatizou.

Tributo a Waldick Soriano

O cantor Waldick Soriano será homenageado durante o Festival Nacional da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo - Bregareia 2013, que acontece nos próximos dias 27, 28 e 29 na cidade de Areia. Considerado um dos precursores da música brega, Waldick faleceu em 4 de setembro de 2008.

A ideia da homenagem póstuma foi do deputado Tião Gomes (PSL), idealizador e principal propagador do Bregareia. Gomes também é autor da lei 9.619, que instituiu o “Dia Estadual do Brega” na Paraíba. A escolha da data não foi aleatória e coincide com o dia do falecimento do cantor. 

A trajetória de Waldick se confunde com a própria história da música brega.
3
0 Comentários

Postar um comentário