ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Chuvas não chegaram no Vale do PiancóA Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuva em pelos menos dez cidades do Alto Sertão paraibano, nesta terça-feira (19), dia de São José. Os três maiores índices pluviométricos foram registrados nos municípios de Catolé do Rocha (111,5 mm),Vieirópolis (108,5) e Santa Cruz (87,8 mm).  Contudo, em grande parte do interior continua sem chover. 

No Vale do Piancó, segundo o pároco de Pedra Branca, Djacy Brasileiro não houve registro de chuvas e a situação continua preocupante. O sarcedote voltou a postar foto em suas redes sociais mostrando os mananciais secos e o desespero de sertanejos com a falta de água.

Chuvas não chegaram no Vale do Piancó“Aqui na minha cidade não choveu nenhum pingo. Se não chover nos próximos dias a situação que já está grave vai agravar ainda mais. A população pode ficar em água até para beber”, comentou o padre.

Porém, a meteorologista Marle Bandeira avisa que a previsão é de que os números de registros de chuvas possam aumentar nas próximas horas. “Até o final do dia, o clima deve estar favorável à ocorrência de chuvas isoladas em todo o Estado”, avisou a meteorologista Marle Bandeira. Nos municípios de Sousa e Cajazeiras, choveu forte por várias horas com direito a trovões e ruas alagadas.
 
Ruas alagadas em Sousa
Foto: Ruas alagadas em Sousa


Em Catolé do Rocha ( localizada a 433 km de João Pessoa), as águas trouxeram alegrias aos agricultores, mas preocupações para alguns moradores deixam autoridades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em alerta. Parte asfalto cedeu, córregos transbordaram invadindo algumas casas.

Algumas paredes e muros de residências desabaram com a força das águas.

Parte do asfalto cedido em Catolé do Rocha
Foto: Parte do asfalto cedido em Catolé do Rocha

O Riacho Agon, localizado no bairro do Corrente em Catolé do Rocha, registrou forte enxurrada.
Enxurrada do riacho Agon - Catolé do Rocha
Foto: Enxurrada do riacho Agon - Catolé do Rocha

Chuvas no Uiraúna
Foto: Chuvas no Uiraúna


Outras cidades sertanejas tiveram índices pluviométricos significativos nas últimas 24 horas: Pombal (86,3mm), Poço de José de Moura (84 mm), Brejo de Santana (81 mm), Lastro (73,3mm), São Domingos de Pombal (66,5mm ) e Belém de Brejo do Cruz (60,8 mm). “Em Pombal foram registrados apenas dez milímetros de chuva, mas só a presença da água já deixou muitos moradores esperançosos”, acrescentou Marle Bandeira.
Chuvas no São João do Rio do Peixe
Foto: Chuvas no São João do Rio do Peixe

Em relação com a crença popular do dia do São José e as chuvas no mês de março, a meteorologista da AESA, Carmem Beker explicou. "Tem uma relação interessante entre o dia de São José e esse período de 15 a 31 de março. Nesta época as nuvens estão associadas à zona de convergência intertropical, sendo o principal fator que causa chuva no semiárido nordestino na segunda quinzena do mês de março, coincidindo então com o dia de São José, fazendo que as pessoas associem".

Clima esfriou também em Cajazeiras
Foto: Clima esfriou também em Cajazeiras


Confira abaixo os índices pluviométricos repassados pela Emater:
Sousa: 65,0mm
Cajazeiras: 50,1mm
Poço de José de Moura: 80,0mm
Catolé do Rocha: 114,0mm
Santa Helena: 95,0mm
Santa Helena (Várzea de Ema): 124,0mm
São João do Rio do Peixe: 75,0mm
São José de Piranhas: 23,0mm
São Domingos de Pombal: 75,0mm
São Francisco: 80,0mm
Triunfo (sede): 78,0mm
Triunfo (Pilões): 42,0mm
Triunfo (sítio Cacimba Velha): 126,0mm
Vieirópolis: 110,0mm
Uiraúna: 41,0mm
 
3
0 Comentários

Postar um comentário