ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Final de semana no litoral da Paraíba
Com um final típico de verão, na Grande João Pessoa não faltam opções de lazer, a começar pelos passeios por algumas das mais belas praias do litoral brasileiro. A agenda de shows e eventos também está recheada e tem diversão para todos os gostos. 

O tempo deve ajudar. A previsão meteorológica para João Pessoa é de temperaturas máximas de 31° C, até a próxima terça-feira (21). A mínima deve ser registrada à noite, no domingo, quando os termômetros podem marcar 22° C. 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou nessa sexta-feira (17), o relatório semanal de balneabilidade das praias do litoral paraibano. Trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo; Cabo Branco e Manaíra, em João Pessoa; além das praias de Ponta de Lucena e Lucena, no município de mesmo nome, devem ser evitados pelos banhistas. O relatório tem validade até a próxima quinta-feira (23). Das 56 praias monitoradas, 51 estão liberadas e podem ser aproveitadas pelos banhistas. 

Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Lucena, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda das desembocaduras do maceió e das galerias. Em João Pessoa, a mesma distância deve ser evitada em relação às galerias de Manaíra e do contorno da Avenida Cabo Branco.

Conhecer naturezas exuberantes é uma das boas alternativas que o litoral oferece. Esta semana, a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) confirmou que, pelo segundo ano consecutivo, o portal UOL Viagens destaca Tambaba, no Litoral Sul, como uma das 20 praias mais bonitas do Brasil. Ela fica localizada no município do Conde e foi classificada como "paradisíaca". Também é indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade. 

Fibra de artesão

Uma das boas opções é a visita ao 19º Salão de Artesanato da Paraíba, que é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, sob a coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. O Salão funciona diariamente das 15h às 22h, até o dia 26 de janeiro com visitação gratuita, no Jangada Clube, na orla marítima do Cabo Branco. A entrada é gratuita. 

O Salão de Artesanato este ano destaca as peças em fibra. O estande com as peças produzidas pelos reeducandos das unidades prisionais da Paraíba tem atraído a atenção dos visitantes do 19º Salão de Artesanato da Paraíba. Entre as produções estão miniaturas de casas e utensílios para cozinha feitos de madeira, pinturas, bonecas de pano, blusas de crochê e objetos feitos de sabonete.

As peças foram produzidas no Presídio Padrão de Catolé do Rocha; Penitenciária de segurança Máxima criminalista Geraldo Beltrão; Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão; Presídio Regional de Campina Grande; Presídio Padrão de Santa Rita e Cadeia Pública de Mamanguape.

Samba, axé e MPB 

Nesta sexta-feira (17) tem show, nas areias da praia de Tambaú, no Busto de Tamandaré, o sambista carioca Dudu Nobre. A programação do projeto extremo Cultural, porém é aberta com o paraibano Ramon Schnayder, a partir das 20h.  

O cantor Dudu Nobre, promete animar o público com um repertório recheado de samba, estilo musical no qual foi consagrado nacionalmente. O show começa às 22h e é baseado no mais novo trabalho, lançado no ano passado, batizado de “Ainda é Cedo”. Dudu canta, entre outras composições, a linda poesia de “Só quero voltar a sonhar”, a criatividade de “As 40 DPs” – música que aponta a localização de delegacias de polícia – e o chamado de “Vem sambar menina”.

A partir das 18h, o cantor, compositor e violonista carioca Henrique Ornellas se apresenta no projeto 'No Calor da Estação', no terraço panorâmico (terceiro pavimento da Torre Mirante) da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Ates, no bairro do Altiplano. A entrada é franca. 

Ornellas vai apresentar um repertório de MPB, que inclui algumas composições autorais. Ele também interpreta músicas de outros artistas, como Zé Ramalho, Lenine, Renato Russo e Barão Vermelho, envolvendo assim ritmos de samba, xote, funk, reagge, blues e rock.

Henrique Ornelas fez parte da Orquestra de Violões da Paraíba por dois anos. O artista também cantou durante um ano no Coral Sinfônico da Paraíba. Ainda em João Pessoa, montou a Banda H3, e tem também trabalhos musicais desenvolvidos no Rio de Janeiro.

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes está aberta sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h até 21h. A entrada e toda programação artística e cultural da casa é gratuita.

Chorinho, MPB e rock 

Na noite deste sábado acontecem shows no projeto 'Extremo Cultural'. A primeira atração da noite será a cantora Mira Maya, que sobe no palco às 20h. Conhecida por sua voz forte e presença de palco, Mira traz um repertório recheado com músicas que estarão no seu próximo disco produzido por Ricado Vidal (O Rappa), além de novas composições. Nesta apresentação contará com a participação especial do rapper, cantador, embolador 'RAPadura'.

O carioca Frejat está programado para subir no palco do Extremo Cultural a partir das 22h. Frejat foi o principal parceiro de Cazuza e é o fundador da Banda Barão Vermelho, que ganhou projeção nacional ao emplacar "Bete Balanço", tema de filme homônimo.

Frejat está com nova turnê de shows “O amor é quente”, que ele estreou no final de 2013, no Rio de Janeiro. No repertório ele pinçou refrões fáceis, “riffs” de arena e baladas de sua carreira solo do Barão Vermelho e de outros artistas como Tim Maia (“Não Quero Dinheiro”), Jorge Bem Jor (“A Minha Menina”), Rita Lee (“Mania de Você”), Caetano Veloso e Gilberto Gil (“Divino Maravilhoso”).

Chicleteiros 

Os fãs do Chiclete com Banana podem aproveitar, no domingo (19) a última apresentação da banda, com a atual formação, no Fest Verão Paraíba, na praia de Intermares, município de Cabedelo, Grande João Pessoa. 

O show marca a despedida de Bell Marques como vocalista da banda e promete ser histórico, com canções que fizeram a trajetória e representam a história do grupo. 

Dentre as músicas icônicas do Chiclete com Banana destacam-se ‘Diga que Valeu’, ‘Cabelo Raspadinho’ e ‘Menina Me Dá Seu Amor’.
3
0 Comentários

Postar um comentário