A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Hospital Municipal Santa Isabel, promove, entre a tarde desta quarta-feira (30) e a próxima sexta (1º), um curso teórico e prático de cirurgias de hérnia, com a realização de 60 intervenções. A ação conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Hérnia e beneficiará pacientes com diversos tipos de hérnia.
De acordo com Péricles de Oliveira, coordenador de Cirurgias do Santa Isabel, o objetivo do curso é atualizar e padronizar os métodos e materiais utilizados nas diversas alternativas de técnicas cirúrgicas, além de qualificar os profissionais da casa, entre médicos, enfermeiros e técnicos. “A hérnia de parede abdominal é uma patologia frequente, talvez a mais comum em nosso ambulatório. Por isso a importância de um curso como esse”, disse.
Segundo o médico, há uma demanda grande por cirurgias desse tipo, com lista de espera de pacientes. Por mês, o hospital realiza cerca de 30 intervenções de hérnia; nesses três dias, realizará o dobro desse número. “O bloco cirúrgico do Santa Isabel será utilizado apenas para essas cirurgias. Nosso hospital já é referência nesse tipo de intervenção e, com esse tipo de ação, ficará ainda mais qualificado”, ressaltou.