A 20 dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-base 2011, mais de 71% dos contribuintes paraibanos ainda não enviaram o documento. De acordo com o último balanço divulgado pela Receita Federal, 73,050 mil declarações foram recebidas até as 18h de ontem. O número representa 29,64% dos 255 mil de declarações estimadas pela Delegacia da Receita Federal da Paraíba para este ano.
O prazo para entrega do IRPF 2012 começou em 1º de março e termina em 30 de abril. O contribuinte que não entregar a declaração no prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para transmitir a declaração ao Fisco.
PENDÊNCIAS CHECADAS
Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda deste ano já podem saber se há alguma pendência com a documentação.
Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda deste ano já podem saber se há alguma pendência com a documentação.
As informações sobre como fazer a retificação podem ser consultadas no site da receita, no item Declaração/Retificação.
A conferência da declaração é feita pelo portal e-CAC. Quem tiver dúvidas pode acessar o guia disponibilizado pela Receita.
A consulta é feita pelo extrato da declaração, que foi liberado pela Receita Federal. De acordo com o órgão, é possível identificar pendências - se houver - que podem levar o contribuinte à malha fina.
Por Jean Ganso,com JP