Se assim como eu você também está terminando seu 2014 sem muitas emoções, cá está uma informação bombástica que vai mudar todo o rumo da sua vida!
Você já se questionou alguma vez sobre a existência daquele furinho em sua caneta? Quando ele não fica ao ladinho do tubinho, pode saber que ele está na tampinha de cima!
A grande maioria, senão todas as canetas possuem esse furinho interessante. Há quem o utilize para ficar brincando enquanto aquela aula chata está rolando na escola! Que atire a primeira pedra quem nunca enfiou a ponto do grafite no buraquinho para rodar a caneta!
Engana-se quem pensa que esse furinho não serve para nada! Ele serve sim, e tem uma função essencial na hora de garantir o bom funcionamento da caneta.
Independentemente de sua cor, espessura ou marca, o furinho serve para impedir uma pequena explosão da caneta. Já deve ter acontecido com você de a caneta estourar no bolso da calça ou então no bolso da camisa não é mesmo?!
Isso aconteceu porque o furinho da caneta ficou super pressionado e impediu que o vácuo que se forma dentro do tubo saísse, assim, a caneta acabou explodindo.
Andei pesquisando algumas coisas e descobri que em suma, as canetas com furinho são as da marca BIC, que são uma das mais vendidas em todo o Brasil.
O famoso furinho enigmático surgiu em1950 para dar mais viscosidade ao produto, evitando assim vazamentos e ressecamentos. Além de impedir que ela estoure com facilidade, o furinho também serve para igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta.
É só por meio dele que você pode ter um BIC dentro de um avião nas alturas! 90% das canetas que são produzidas hoje já contam com esse recurso anti vazamento!
E a história vai mais além, sabe aquele furinho da tampa da caneta? Ele surgiu em 91 quando se descobriu que muitas pessoas gostavam de mastigar esse objeto.
Assim, se de alguma forma ele fosse engolido a passagem de ar estava garantida!