Para quem busca manter a pele impecável e adiar o máximo possível o aparecimento das rugas e sinais, tratamentos estéticos não faltam. No entanto, não há nada que substitua os cuidados com a nutrição, que trata a pele de dentro para fora, conferindo maciez, elasticidade e brilho. Com a ajuda de nutricionistas e dermatologistas, listamos dez alimentos que deixam a pele mais bonita e saudável e outros dez que devem ser consumidos com moderação, sob o risco de prejudicar a aparência.
Conte com eles!
Alguns alimentos são ricos em princípios ativos que beneficiam diretamente a pele:
• Cenoura - é uma boa fonte de betacaroteno,
precursor das vitaminas A e E. Tem efeito antioxidante e
anti-inflamatório, além de facilitar o bronzeado. O ideal é comer uma
unidade por dia.
• Laranja - a vitamina C presente no fruto tem ação
antioxidante que combate os radicais livres, principais causadores do
envelhecimento da pele. Consuma uma unidade por dia.
• Peixes como salmão, arenque e sardinha - possuem ômegas, substâncias que previnem a inflamação e ajudam a tratar a acne. Além disso, a gordura desses peixes reforça a barreira hidrolipídica da pele, prevenindo a desidratação. Consumir um filé médio (150g), três vezes por semana, é o suficiente para começar a notar os benefícios.
• Mamão papaia – o fruto é rico em vitamina A, capaz de promover a renovação celular e a recuperação dos tecidos. Para isso, basta uma fatia uma vez ao dia.
• Castanha-do-pará - rica em selênio, age como potente antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O ideal é ingerir de duas a três unidades todos os dias.
O
iogurte fornece proteínas essenciais para a reconstrução dos tecidos;
as frutas vermelhas são ricas em vitaminas C e E, que combatem os
radicais livres.
• Frutas vermelhas - frutas como amora, framboesa,
morango e mirtilo são ricas em vitaminas C e E, que combatem os radicais
livres, prevenindo o aparecimento das rugas. Consuma uma porção
correspondente a uma xícara de chá dessas frutas por dia.
• Iogurte - fornece proteínas fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos. A vitamina A também é fundamental para a saúde da pele. A recomendação é consumir um copo (200 ml), duas vezes por dia. Prefira as versões desnatadas, que possuem menos gordura.
• Chocolate amargo - fonte de polifenois antioxidantes, que reforçam a proteção da pele contra a radiação UVB e ainda ajudam a combater os radicais livres. Os mais indicados são os que contêm 70% de cacau. O ideal é consumir um quadradinho (10g) por dia.
• Tomate - rico em licopeno, betacaroteno e vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes, o fruto previne o envelhecimento. Inclua quatro fatias do alimento nas saladas do almoço e do jantar, diariamente, para beneficiar a pele.
• Azeite – tem vitamina E, antioxidante responsável por diminuir o ressecamento da pele e acelerar o processo de cicatrização. No entanto, como é um alimento calórico, o recomendado é consumir não mais do que uma colher das de sopa duas, vezes ao dia.
Com muita moderação
Outros alimentos provocam efeito totalmente contrário: intoxicam o
organismo e deixam a pele sem vida. Por isso, o melhor é evitar o
consumo:
• Leite - as glândulas da pele contêm enzimas que
convertem os hormônios presentes na bebida, levando a um processo que
culmina no aumento da produção de oleosidade e na obstrução dos poros, e
que pode resultar no aparecimento de acne em pessoas que já têm
tendência a este problema.
• Doces - o açúcar aumenta a quantidade de glicose disponível na corrente sanguínea. Esta glicose, por sua vez, se liga às proteínas responsáveis por manter a elasticidade e a firmeza da pele, impedindo que cumpram plenamente suas funções.
• Sal – o ingrediente estimula a retenção de líquidos pelo organismo, favorecendo a inflamação da pele. Além disso, o inchaço deixa a celulite mais evidente.
• Bebidas alcoólicas - levam à desidratação do organismo, provocando a perda de umidade da pele e o aparecimento de rachaduras e fissuras.
• Café - uma quantidade maior do que quatro xícaras de café por dia favorece o aumento dos níveis do hormônio cortisol no organismo, levando ao envelhecimento da pele e à desidratação.
• Óleo de soja - quando utilizado para frituras, ele é absorvido pelo alimento. Em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura, prejudicando a circulação sanguínea e a oxigenação das células da pele. Com isso, ela perde a elasticidade e as rugas aparecem.
• Mariscos - a ingestão diária destes alimentos aumenta a incidência de acne na pele, devido à grande quantidade de iodo que carregam.
• Embutidos - alimentos como salame, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos, substâncias que promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce.
• Pães e massas - no organismo, eles são convertidos no mesmo tipo de açúcar dos doces, prejudicando a elasticidade e a firmeza da pele.
• Carne vermelha - contém grande quantidade de gordura saturada, que pode prejudicar a circulação e a oxigenação das células, além de acelerar a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Consultoria: Claudia Talan Marin, nutricionista
pela Universidade de São Paulo (USP); Daniela Cierro, nutricionista
consultora da Associação Brasileira de Nutrição; Érica Monteiro,
dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
Patrícia Bertolucci, nutricionista pela Universidade Federal de Goiás
(UFG); Roberta Pacca, nutricionista da Food Coach Consultoria
Nutricional.
Louise Vernier e Rita Trevisan
do UOL
do UOL