A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Guarabira (PB) acaba de divulgar relatório sobre as atividades dos seis primeiros meses do ano. De acordo com o balanço, a unidade recebeu 7.419 pacientes, a cada mês, e em março houve um pico de atendimento, com mais de 10 mil usuários tratados. No total foram 44.517 atendimentos. O Instituto Acqua administra a UPA Guarabira por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com o coordenador-administrativo da UPA Guarabira, Júnior Fernandes, estes números mostram a relevância do equipamento para a região. “Não só Guarabira, mas muitos pacientes de 27 cidades próximas são atendidos aqui na UPA. Os números mostram a importância da UPA para a população e aumentam a responsabilidade do nosso trabalho”, destacou o gestor.
Júnior Fernandes apontou ainda outros números relevantes observados no relatório. “Além de atender um público das mais diversas complexidades, realizamos aqui os exames e a medicação de que os pacientes precisam. Neste primeiro semestre foram quase 26 mil exames laboratoriais, mais de 3 mil exames de raio-x e mais de 286 mil itens, entre medicamentos e materiais médicos utilizados nos pacientes”, detalhou.
Perfil – A UPA Guarabira contribui para a organização dos atendimentos de urgência e emergência e funciona como porta de entrada para os atendimentos de urgências pediátricas e clínicas para o hospital da cidade, além do apoio à atenção básica na região. A estrutura da unidade conta com sala de raio-X, salas de observação (adulto e pediátrico), sala de urgência e emergência, sala de sutura, de curativos, aplicação de medicamentos, inalação, coleta laboratorial, assistência e apoio aos consultórios, eletrocardiografia e classificação de risco.
Da Assessoria