O ex-governador Ricardo Coutinho recebe logo mais às 10:30 horas, em Teresina, significativa homenagem do povo piauiense. Durante solenidade, que ocorrerá no Palácio do Kamak (Gabinete do Governador), Ricardo será admitido nos quadros da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, “em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo engrandecimento da Nação Brasileira, buscando a igualdade social e trabalhando para o desenvolvimento de nosso país, nossa região e, em especial, do Estado do Piauí”, como diz o ofício encaminhado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, ao ex-governador paraibano.
A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.
Foi instituída em 31 de março de 1973, através do Decreto nº 1588 e regulamentada pelo Decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975.[2]
A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí.
FONTE: Blog do Tião Lucena