Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a principal característica das festas juninas na Paraíba é a diversidade
Um verdadeiro ‘arraiá’ montado no Centro
Turístico de Tambaú, em João Pessoa, foi palco do lançamento da
programação junina das principais festas da Paraíba. O evento foi uma
promoção do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo
(PBTur), em parceria com o Sebrae Paraíba e a Fecomércio.
“As festas juninas são um produto
turístico que movimenta o setor nos segmentos da hotelaria, bares e
restaurantes e transporte de vans”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth
Avelino.
O lançamento da programação das
festas juninas faz parte do calendário de eventos da Paraíba.
Representantes das cidades de todas as regiões do Estado, como o chamado
Arraíá do Brejo – Bananeiras, Remígio, Solânea, Serraria, Alagoa
Grande, Borborema, Belém e Alagoa Nova participaram da abertura na tarde
desta sexta-feira (30). Também estiveram presentes os municípios de
João Pessoa, Lucena, Baía da Traição, Lucena, Santa Rita, Bayeux, Pedras
de Fogo, Queimadas, Campina Grande e o Memorial do Maior São João do
Mundo, Puxinanã, São Mamede, Piancó e Sousa.
Os organizadores disponibilizaram
estandes onde os representantes das prefeituras puderam distribuir
material institucional, realizar apresentações de quadrilhas juninas e
grupos folclóricos, além da degustação de comidas típicas. “A ideia do
lançamento também é facilitar a interação com o público visitante,
explicando de forma mais objetiva e direta o processo de criação dos
eventos, suas características, as atrações e opções de hospedagem”,
ressaltou a coordenadora de Eventos da PBTur, Juliana Jardim.
Para a presidente da PBTur, Ruth
Avelino, a principal característica das festas juninas na Paraíba é a
diversidade. “Nossa intenção é reunir os operadores de turismo e de
receptivos, o trade turístico e os turistas num ambiente só, para
ampliar o processo de divulgação das festas, e apresentar a todos as
programações de cada cidade, com as suas atrações e peculiaridades”,
enfatizou a executiva.
A presidente da estatal afirmou que
os festejos juninos na Paraíba incrementam em 30% o fluxo de turistas no
Estado. Segundo ela, por causa da grande divulgação implementada este
ano, a estimativa é de que a ocupação hoteleira apresente alta de 10% em
relação ao São João de 2013.
“Desde o mês de fevereiro estamos
investindo na divulgação dos festejos juninas na Paraíba. Nas feiras por
onde passamos vendemos o produto, mostramos painéis gigantes, porque o
impacto desta festa na economia destes municípios é muito forte”,
afirmou.