A emenda saiu pior do que soneto. Eduardo Bueno, comentarista do programa “Extraordinários” do canal SporTV, das Organizações Globo, chamou o nordeste de “aquela bosta” durante um debate. Diante da repercussão contra preconceito e estereótipos, ao invés de se desculpar, ele tentou “se defender” com arrogância e mais agressões, piorando a situação.
Disse que estava “cagando” para os internautas que protestaram, a quem chamou de “idiotas” e “bando de babacas” e quis dar “carteirada” de intelectual no telespectador, afirmando que para discutir com ele sobre o Nordeste era preciso ler os 15 livros de Câmara Cascudo que ele diz ter lido. (Com informações do Pragmatismo Político).
Até mesmo um abaixo-assinado, endereçado à Procuradoria Geral da República e disponível no site Petição Pública, deixa claro que a “brincadeira” do jornalista não foi interpretada desta maneira por quem acompanhou o programa ou assistiu ao trecho em questão na internet.
Para quem não conhece Eduardo Bueno, ele é autor de alguns best-sellers no País, como a coleção Terra Brasilis - sobre a história colonial do Brasil - e Blá, Blá, Blá – A biografia autorizada dos Mamonas Assassinas. Procurado, jornalista ainda não se pronunciou sobre o assunto. O “silêncio” também foi mantido pelos seus colegas de programa em suas respectivas redes sociais. O canal Sportv também não se pronunciou.
Da Redação: com ParlamentoPB