Com apresentações culturais, trio pé de serra, comidas típicas e exposições de produtos de tecnologias sociais (Quite painel solar, fogão solar, forno solar, cisterna ferro e cimento e geodésica) foi realizada na manhã desta terça-feira, 10 de Junho, a III Jornada de Inclusão Produtiva. O evento aconteceu no auditório do Espaço Cultural Oscar de Castro contou com as participações do Prefeito Douglas Lucena, do Secretário Estadual da Agricultura Familiar, José Gonçalves, do Presidente da Casa Legislativa Municipal, Vereador Ramon Moreira e de outros vereadores, além de Secretários do município, representantes de Bancos, Associações, Sindicatos e agricultores.
A jornada de Inclusão Produtiva é uma ação concentrada e articulada de Governos Municipais, Estadual e Federal que visa a aproximação dos agricultores familiares a projetos de financiamentos de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, comercialização e crédito rural.
O Agricultor Severino Basílio, Presidente da Associação de Agricultores do sítio Gamelas, disse que a Jornada de Inclusão Produtiva é um tipo de incentivo muito importante, “porque todos os agricultores precisam de apoio e orientações. Nossa situação não é fácil e só com esses incentivos, como dos Bancos do Brasil, Nordeste, Emater e Prefeitura é que podemos melhorar nossa situação de vida.” Conversou.
Mateus Pimenta do Banco do Brasil, que esteve presente disse que a intenção, além de manter a parceria, é de eleva-la, com o objetivo de desenvolver ainda mais a região. Já Celso de Almeida, representante do Banco do Nordeste, registrou a grande parceria existente entre EMATER e o Banco Do Nordeste, em benefício do agricultor. Acrescentou que o Governo Federal tem feito um grande esforço para que o Banco possa atender melhor o agricultor.
Giovane Medeiros, Presidente da EMATER Paraíba, lembrou que 70% dos alimentos que chegam às mesas dos Brasileiros vem da agricultura familiar, “por isso vocês são tão importantes para nós”. Comentou. O Presidente informou que só no município de Bananeiras, em três anos de jornadas, foram investidos R$ 3.250.000,00 (três milhões, duzentos e cinquenta mil reais), “dinheiro que está circulando nas comunidades rurais”. Acrescentou.
José Gonçalves, Secretário de Estado da Agricultura Familiar da Paraíba, ressaltou que a secretaria está à disposição dos agricultores e orientou para que as Associações se organizassem. “As associações precisam se organizar, para poder ter acesso a créditos. É comum encontrarmos nas Associações atas desatualizadas, débitos com a previdência, falta de assessoria jurídica e contábil, e outros mais problemas”. Registrou. “Nossa Secretaria tem buscado meios para a criação de políticas públicas que garanta a presença do homem e da mulher no campo”. Concluiu.
O Vereador Presidente da Casa Legislativa do Município, Ramon Moreira, frisou que; “em um evento como esse, existe uma integração de quem pode ajudar aos agricultores a irem mais adiante”.
O Prefeito do município, Douglas Lucena (PPS), comentou que o objetivo maior da Jornada é fazer a reunião de instituições que podem melhorar a vida do homem do campo, contribuindo de forma direta para isso. Destacou algumas das várias ações do seu Governo direcionadas para o morador do campo. “A mensagem que deixo é a de comprometimento com os agricultores. Em Bananeiras no ano passado, quase todas as terras receberam tratores para o corte. O município dispõe de três tratores, mas para atender a demanda foi necessário a contratação de mais quatro máquinas.” Informou, acrescentando que três mil famílias residem na zona rural, e que esse número acaba fazendo com que as ações não cheguem para todos, ao mesmo tempo. “Porém estamos trabalhando para que essas ações sejam asseguradas a todos.” Garantiu.
Douglas também destacou que em pouco mais de uma ano o Empreender Bananeiras, já injetou 730 mil reais na microeconomia e desses, 100 mil foram direcionados para projetos do homem do campo. “Temos criado várias oportunidades de modificar a economia do homem do campo de forma definitiva.” Disse. “Estamos tentando fazer com que o agricultor possa melhorar o que ele já sabe fazer; melhorar sua margem de lucro. Trabalhamos para potencializa o que Bananeira já tem.” Finalizou.
Durante a jornada foram oferecidos aos agricultores e familiares do município, diversos serviços como elaboração de projetos de financiamento agropecuário (Crédito Rural PRONAF junto ao BNBB e Banco do Brasil, Projetos Produtivos COOPERAR e Projetos de Financiamento para aquisição de Imóveis Rurais junto ao INTERPA e Projetos de comercialização institucional do PNAE); cadastramento de agricultores familiares fornecedores e entidades beneficiárias para o PAA- Doação simultânea, cadastro de criadores para compra de ração subsidiada junto EMPASA e CONAB; renegociações de Dívidas com agentes financeiros oficiais, tarifa verde, distribuição de brindes e etc.
Da Redação: com CODECOM-Prefeitura de Bananeiras/PB