Durante as aulas de empreendedorismo na faculdade, Julie Sygiel, 25, teve de fazer fazer um projeto de um novo produto.
A exigência era que resolvesse um incômodo para o qual ainda não houvesse solução no mercado.
Sygiel e as colegas se lembraram de
ocasiões em que a menstruação chegou em momentos inesperados. Pensaram
em criar uma calcinha que funcionasse como uma proteção a mais, além do
absorvente.
Formada em engenharia química, Sygiel
estudou fibras e texturas e bolou um tecido que, diz, resiste a até três
colheres de chá de líquido, não fica malcheiroso e é fácil de lavar. A
ideia era fabricar as calcinhas com um design que fizesse a mulher se
sentir atraente.
Divulgação | |||
A engenheira química Julie Sygiel é fundadora da Dear Kate, que produz calcinhas que barram vazamentos. |
O projeto saiu do papel com o apoio
financeiro de um engenheiro que foi apresentado à empreendedora pelo
professor de administração.
Ela lançou a calcinha com o nome Sexy
Period (em inglês, a palavra “period” significa tanto menstruação quanto
intervalo de tempo). Não deu certo. Muitas das clientes eram mães e não
estavam atrás de algo sexy. Sygiel reposicionou a marca e chamou-a de
Dear Kate.
Em 2012, recebeu um novo investimento, esse de US$ 1 milhão (R$ 2 milhões).
As peças mais baratas saem por US$ 30 (R$ 60) e são vendidas somente no site da marca (www.dearkates.com).
Segundo Sygiel, as vendas já estão na
casa do milhar por mês. Ela afirma que registrou patentes e que, depois
de ficar receosa com uma possível concorrência de outras marcas (ela
conta que até evitava descrever o produto em público), está menos
preocupada com isso, pois desenvolver uma calcinha semelhante leva
tempo.
Folha