De todo os estados do país, a Paraíba está entre os que praticaram os maiores aumentos nas tarifas de eletricidade, ela ocupa a sétima posição no ranking. Um estado vizinho, o Rio Grande do Norte que é atendido pela empresa Cosern (Companhia Elétrica do Estado do Rio Grande do Norte), teve aumento de apenas 11% no preço, a porcentagem representa a metade do que foi aumentado na Paraíba.
A Energisa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras, em 216 municípios da Paraíba. E o calculo para se chegar ao aumento médio do preço da tarifa, não levou em consideração a quantidade de consumidores atendidos no estado.
De acordo com especialistas, aumento é explicado pela forte seca ter prejudicado o reabastecimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e do uso intenso das usinas térmicas (mais caras).
E a partir do ano que vem, o consumidor deve preparar o bolso. Todas as residências do país terão suas tarifas alteradas também pelas “Bandeiras Tarifárias”. Esse sistema repassa mensalmente custos maiores para o consumidor, dependendo da situação de abastecimento do sistema.
Por Redação :