ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Durante a inauguração da Escola Cidadã Integral Técnica Dom Marcelo Pinto Carvalheira, ocorrida na tarde desta quarta-feira (29) em Guarabira, o secretário-executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, enalteceu a importância da unidade de ensino, a maior da região e traçou um paralelo da diferença da gestão estadual com o que acontece atualmente com a União.
“Nós estamos aqui celebrando aqui com a presença do governador João Azevêdo celebrando a entrega de uma escola deste porte que vai fazer a diferença na vida de tanta gente desta região. É uma diferença enorme do que acontece aqui na Paraíba com o que acontece nacionalmente, quando há cortes em orçamentos das universidades e institutos federais”, falou.
O secretário ainda destacou que a ECIT será importante vetor para capacitar a juventude para o mercado de trabalho, que atualmente são milhões espalhados pelo Brasil, e ressaltou o papel da ex-presidente Dilma na obra.
“Eu conheço Guarabira e sei da dificuldade da nossa juventude de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. São 13,5 milhões de pessoas desempregadas no país, e entre os jovens de 16 a 24 anos, esse número mais que dobra, porque falta qualificação, falta experiência. Com esta escola nós vamos garantir a qualificação. Lembro, por dever de justiça, o papel da ex-presidenta Dilma que pactuou com o Estado, com o ainda governador Ricardo Coutinho, a construção desta e de outras escolas técnicas, com contrapartida de 50% do Estado.
Célio também reconheceu a importância que teve o ex-governador Ricardo Coutinho, que teve a visão desenvolvimentista de iniciar a obra, que foi sequenciada pelo atual governador e entregue para usufruto da comunidade.
A obra
Foram R$ 16 milhões investidos na unidade escolar, que passa a atender aproximadamente 540 alunos por dia. O projeto segue o padrão das demais escolas técnicas construídas no Estado, respeitando questões ambientais, com destaque para o conforto térmico, acústico e visual.
No pavimento superior da escola são 12 salas de aula, biblioteca, banheiros masculino e feminino, tudo com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Já na parte térrea, a quadra poliesportiva com vestiários, depósito de materiais esportivos, 02 laboratórios especiais, banheiros acessíveis, cozinha, despensa, despensa fria, cantina, refeitório e área de vivência com palco descoberto.
Ainda na parte térrea estão os laboratórios de Informática, Línguas, Matemática, Física, Biologia e Química. Ainda tem depósito de material de multimídia, almoxarifado de laboratórios, depósito de material pedagógico, almoxarifado de informática, sala de multimídia para professores, sala de professores, diretoria, coordenação pedagógica, coordenação estágio, recepção, almoxarifado, reprografia, secretaria, biblioteca, auditório com capacidade para 201 lugares e sala técnica.
3
0 Comentários

Postar um comentário