O parlamentar recebeu a comenda das mãos da dentista e poetisa guarabirense Cristina Nobre Leite, que na ocasião tomou posse como membra da Academia
Leonardo Macena é homenageado (Foto: Assessoria) |
O vereador Leonardo Macena (PPS) recebeu nesta quinta-feira (31) a Comenda de Honra ao Mérito Cultural Zé da Luz da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVP). A solenidade aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.
A comenda homenageia personalidades que contribuem de forma direta com a valorização da arte da Literatura de Cordel. Este ano, além de Leonardo, foi homenageado o vereador Rodrigo Feição (PTB), de Itabaiana.
Segundo o presidente da ACVP, Sander Lee, o trabalho realizado pelos vereadores, contribui para as manifestações culturais.
“A política abre portas, facilita o acesso das instituições, leva os valores, legisla, e nós reconhecemos o trabalho desses dois parlamentares em prol do cordel, da literatura, e as manifestações culturais”, disse.
Leonardo foi lembrado por ser o autor da Lei nº 1443, de 2017, que estabelece a História do Cordel como conteúdo nas escolas do munício de Guarabira e do projeto de lei 63/2017, que cria o Dia da Literatura de Cordel. Além da homenagem ao poeta cordelista Ismael Freire, que recebeu a partir de um decreto de sua autoria, o título de Cidadão Guarabirense.
O parlamentar recebeu a comenda das mãos da dentista e poetisa guarabirense Cristina Nobre Leite, que na ocasião tomou posse como membra da Academia.
Ao discursar para o público, Leonardo agradeceu à Academia e lembrou de sua trajetória política.
“Estou no meu primeiro mandato, e ainda estou aprendendo, mas é nesses momentos, que eu consigo aprovar Leis que incentivam essa cultura tão rica, ou que homenageia uma personalidade como Ismael Freire, tenho a certeza de estar fazendo um bom trabalho”, revelou.
Ele ainda falou do orgulho em receber esta comenda com o nome do poeta Zé da Luz. “É uma honra para mim receber essa homenagem, que ainda traz como rótulo o nome deste grande poenta: Zé da Luz. Para mim é motivo de orgulho”, comentou.
Da Assessoria de Imprensa com Jean Ganso