A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a segunda morte por influenza A, do tipo H1N1. A vítima morreu no Hospital Regional de Guarabira, Agreste da Paraíba. A vítima de 30 anos veio a óbito no dia 13 de abril.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, o senhor identificado por Edno Galdino dos Santos, de 30 anos, que residia na cidade de Serraria, deu entrada na unidade hospitalar em estado avançado da doença, ficou durante cinco dias na Unidade de Tratamento Intensivo, mas não resistiu. O caso foi notificado, informado à SES, À 2ª Gerência de Saúde, e à Secretaria de Saúde do Município.
Ao todo, existem 51 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados. Destes, três foram confirmados, sendo dois do tipo H1N1. A primeira morte confirmada pelo vírus aconteceu em Cabedelo, Grande João Pessoa, e foi confirmada na última sexta-feira (20).
Para prevenir a doença, a Secretaria de Saúde indica hábitos como lavar as mãos antes das refeições e após tosses ou espirros; cobrir a boca antes de tossir; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Na segunda-feira (20) começou a campanha de vacinação, que segue até junho. As unidades de saúde dos 223 municípios vão estar vacinando os grupos prioritários.
Fonte: MaisPB