Saiba como funciona, para que serve e o que dizem profissionais que atuam no cuidado das gestantes
O Hospital Regional de Guarabira, referência na região em atendimentos de média e alta complexidades, tem como um dos principais serviços uma maternidade que atende a padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e mensalmente centenas bebês nascem na unidade hospitalar. Um dos diferenciais foi a criação, na atual gestão que tem Cleonaldo Freire à frente, do Spa Gestacional, que tem o reconhecimento de quem lida diariamente com as gestantes.
De acordo como fisioterapeuta Francarlos Fernandes Bento, que atua no HR, explicou como funciona essa ferramenta de estímulo, que também trabalha com a música para relaxar as gestantes em trabalho de parto.
“O Spa Gestacional surgiu no HRG como uma nova forma de acolher as gestantes que dão entrada em trabalho de parto no setor, através dos exercícios terapêuticos as parturientes podem ter uma diminuição do tempo do trabalho de parto, acelerando a descida fetal e preparando o corpo para o nascimento do filho. Associado aos exercícios terapêuticos aparece a musicoterapia, dentro do ambiente do Spa, onde as mulheres que se encontram em trabalho de parto podem ouvir músicas, realizar atividades de dança junto com a enfermagem, tornando o ambiente mais descontraído e divertido, diante das dores ocasionadas pela fase final da gravidez”, falou o fisioterapeuta.
Segundo ainda Francarlos, além de estimular o serviço oferecido objetiva humanizar os partos feitos na unidade.
“O trabalho no Spa Gestacional passa primeiramente pela avaliação médica e Fisioterapêutica, visando identificar os casos que possuem real indicação para os exercícios. O Spa gestacional tem tido uma importância enorme na humanização do parto, no contato mais próximo entre profissional e paciente, assim como uma busca pelo aumento na proporção dos partos normais”, disse Francarlos.
Médico dos mais competentes na área da obstetrícia em toda região, Hildo Lisboa Alves atestou a importância da criação do Spa e destacou como o apoio profissional na questão física e psicológica da gestante.
“O parto humanizado trouxe uma tranquilidade e uma segurança melhor para a gestante, pois ela aprende desde seu pré-natal a ter uma melhor noção de como serão processadas as etapas de sua gravidez e de seu parto. Com isso, o HRG procura melhorar esse momento sublime das futuras mães, através de investimento e melhorias, mesmo com espaço físico limitado, trazendo para a maternidade o Spa da gestante, onde lá elas encontram apoio com uma equipe multiprofissional e a realização de exercícios que facilitarão o nascimento das crianças, além de todo apoio psicológico, onde procuramos estimular o parto natural e humanizado”, destacou Dr. Hildo.
Com trabalho permanente no acompanhamento das gestantes, a enfermeira Maria de Lourdes Massapina, com larga experiência no serviço, também reconheceu a importância do serviço e considerou que trouxe melhoria para a obstetrícia do hospital.
“O Spa gestacional trouxe uma grande melhoria para o centro obstétrico do Hospital Regional de Guarabira, utilizando a humanização preconizada pelo Ministério da Saúde como parte para o aumento dos partos naturais e consequentemente o entrelace entre as gestantes e os profissionais de saúde dessa instituição. Vejo que o aspecto da humanização em si busca aproximar gestante e família do corpo interdisciplinar através da empatia. Dentro desse contexto, há uma partilha de experiências múltiplas. O Spa é uma ferramenta que utiliza métodos facilitadores do trabalho de parto de forma holística”, pontuou a enfermeira.
Para o diretor geral do hospital, Cleonaldo Freire, o reconhecimento dos colaboradores e dos usuários aumenta sua responsabilidade e abre caminho para aprimoramento do serviço. Cleonaldo também agradeceu o apoio da Secretaria de Saúde na manutenção do Spa.
“Eu recebo com muita satisfação o reconhecimento da implantação do Spa Gestacional aqui no hospital e isso aumenta a nossa responsabilidade, tanto minha como de cada um que tem sua responsabilidade, desde o colega que faz a limpeza até o médico que faz o parto. Esse é um serviço importante e também agradeço à Secretaria de Saúde do Estado pelo apoio incondicional na manutenção do nosso Spa”, disse Freire.
Partos nos últimos meses
De acordo com dados do setor de estatísticas do Hospital Regional de Guarabira, nos quatro primeiros meses do ano foram atendidas gestantes de 26 cidades da região, sendo feitos 1.086 procedimentos em obstetrícia entre partos normais, cesáreos e curetagens. A maioria dos procedimentos foram em mulheres da cidade de Guarabira, totalizando 280 nos quatro primeiros meses.
Com Assessoria