João Azevêdo foi eleito no primeiro turno nas eleições 2018, na Paraíba |
A manhã desta quarta-feira (21) foi marcada por uma reunião entre os governadores dos Estados do Nordeste em Brasília, que se encontrariam com o presidente eleito, Jair Bolsonaro. Contudo, mesmo com o evento em sua agenda, o futuro gestor não compareceu.
Segundo o governador eleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), o objetivo foi apresentar ao novo governo as pautas comuns de todas as unidades federativas da região. Os tópicos estão presentes em um documento oficial enviado a Bolsonaro.
“Primeiro a questão da educação, que eu acho importante se discutir, a questão dos investimentos, a questão da segurança […] Essas são pautas comuns, e ao mesmo tempo os Estados estão se colocando à disposição para criarmos um diálogo com a visão e o objetivo de se transformar cada vez mais em investimentos para a população. É isso o nosso foco principal”, explicou Azevêdo, em entrevista à equipe da TV Tambaú na capital federal.
Eleito ainda no primeiro turno do pleito na Paraíba, o ex-secretário de Recursos Hídricos do Estado ainda confirmou que outro encontro entre os governadores do Nordeste e a futura gestão já está marcado, dessa vez para o dia 12 de dezembro. A conferência do próximo mês será apenas para discutir a questão da segurança pública, um dos maiores problemas dos Estados nordestinos.
“O povo precisa ter a atenção devida dos poderes constituídos, estaduais e federais, e essa relação, não tenho dúvida nenhuma, eu acho que vai ser possível a partir desta carta que estamos encaminhando.
Essa reunião [de dezembro] foi agendada no último encontro só para tratar de segurança [...] Essa outra pauta com o presidente eleito e sua equipe econômica vai acontecer em função de uma agenda que será determinada pela presidência da República”, complementou.
Nesta quarta, participaram os representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira. O Estado de Alagoas enviou o vice-governador Luciano Barbosa como representante, uma vez que Renan Filho (MDB) está em viagem no exterior.