Na Comunicação, será empossada Tatiana Domiciano. Harrison Targino assume a Educação.
O governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, por meio de nota oficial, os novos secretários e auxiliares que vão tomar posse em cerimônia neste domingo (8) no Palácio da Redenção. Na ocasião, o comando do governo vai ser transmitido interinamente para o presidente do Tribunal de Jusitiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. O motivo é a viagem oficial de Coutinho para os Estados Unidos e de Rômulo Gouveia a Brasília.A mini-reforma atinge três escalões do governo, desde secretarias até órgãos executivos e suas diretorias, e funcionou como uma dança de cadeiras. Com a saída de Nonato Bandeira, para se lançar pré-candidato a prefeito de João Pessoa, quem fica no comando da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) é Tatiana Domiciano, ex-diretora superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
A nova secretária explicou que “o caráter de reforma do governo foi eminentemente técnico, por causa da saída de alguns auxiliares para as eleições”, afirmou Tatiana Domiciano. Ela disse ainda que “o remanejamento é uma constante no governo e que todas as pessoas já são do quadro desde o início da gestão”, ao todo são 25 mudanças.
Um exemplo dessa situação é a migração de Harrison Targino, que anunciou a saída da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), e agora vai assumir a Secretaria de Educação no lugar de Afonso Scocuglia, que também entregou o cargo. Essa é a terceira mudança na pasta em pouco mais de um ano, já que ela também teve o professor Fernando Abath como titular. Na Seap, será empossado o coronel Washington França.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer será comandada por José Marco Nóbrega Ferreira, que já era o executivo da pasta. O ex-titular dos esportes, Fábio Maia, vai para a Interiorização, que tem sede em Campina Grande, seu ninho político mais forte. Débora Maria Andrade Maciel será secretária-executiva ao lado de Fábio.
Segundo a secretária de comunicação, o governador Ricardo Coutinho só deve repassar as primeiras orientações para os novos auxiliares na próxima quinta-feira, 12, quando volta da viagem oficial aos Estados Unidos. “Mas desde já a ideia é seguir o ritmo e dar continuidade ao trabalho que tem sido feito”, completou.
Em relação a pasta que assumiu, Tatiana explicou que a orientação é “dar maior visibilidade as ações do governo e trabalhar para que essa divulgação aconteça de maneira mais fluente”. A secretária tentou amenizar o tom da reforma e disse que “é um ajuste normal. Alguns cargos em nível de diretorias estavam vagos e agora estão sendo preenchidos, o que já era previsível”. Confira outras mudanças no segundo escalão do governo Ricardo Coutinho:
Ramalho Leite - diretor-presidente da FAC
Josefa Vanóbia Nóbrega – diretora-executiva da FAC
Fernando Moura - superintendente de A UNIÃO
Orlando Soares de Oliveira Filho - diretor-presidente da AESA
Ana Maria de Araújo Torres - superintendente da SUDEMA
Ricardo Barbosa - diretor-superintendente da Suplan (acumulando o cargo de secretário-executivo do PAC)
Waldir Porfírio da Silva - chefe de gabinete do governador
Célio Alves - diretor de jornalismo da Secretaria da Comunicação
Simone Cristina Coelho Guimarães - diretora técnica da Suplan
Alexandre Magno Cândido da Cruz - diretor de planejamento da FAC
Maria Alice Pereira de Lima - vice-presidente da FUNDAC
José Sidney de Oliveira Filho - diretor administrativo da FUNDAC
Flora Elvira Rodrigues de Amorim - diretora do Departamento de Assistência e Previdência do IASS
Felipe Ferreira Adelino de Lima - diretor de operações da EMPASA
Fábio Veriato da Câmara - diretor administrativo do INTERPA
Francisco Elias Ramos - diretor técnico do INTERPA
Francisco Fábio Gomes de Oliveira - gerente-executivo técnico do COOPERAR
Cláudio Batista dos Santos - diretor técnico da CEHAP
Francisco Jean Q. da Costa - diretor administrativo-financeiro da CEHAP
Por Jean Ganso,com JP